CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

Crianças de 4 municípios participaram de ação promovida pelo curso de Pedagogia EaD da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Sexta, 28 Junho 2024 14:29 | Última Atualização: Sexta, 28 Junho 2024 14:29
Gentileza solicitar descrição da imagem

Mais de 300 crianças do ensino infantil e ensino fundamental, em quatro municípios, vivenciaram atividades lúdicas no último sábado (22/6), conduzidas por 75 estudantes do curso de Pedagogia à distância da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A ação, nomeada “Vamos brincar?!”, envolveu contação de histórias e diferentes atividades brincantes nas cidades de Lavras, São Sebastião do Paraíso, Itaguara e Campo Belo, locais em que há polos do curso.

A ação faz parte das atividades da disciplina Seminário Integrador, do segundo período do curso de Pedagogia EaD, e visa integrar teoria e prática através da extensão universitária. De acordo com a coordenadora da iniciativa, professora Erica Alves Barbosa, os estudantes tiveram a oportunidade de estimular a criatividade, a imaginação e o desenvolvimento social das crianças. “Essa é uma dinâmica importante de interação entre os futuros pedagogos e a comunidade escolar, fortalecendo os laços entre a universidade e a sociedade”, comenta. “É também parte da curricularização da extensão, e permite aos discentes vivenciar os desafios da docência em um contexto real, além de contribuir para a formação de cidadãos engajados com a transformação social”.

A estudante Rebeca de Cássia Andrade participou do movimento na Escola Municipal Padre Geraldo Rodrigues Costa, no município de Itaguara/MG. Ela conta que foi a primeira oportunidade da turma de licenciatura em Pedagogia de uma construção coletiva diretamente no ambiente escolar. A atividade envolveu tinturas naturais e permitiu o contato das crianças com diferentes tons de terra, urucum, açafrão, bertalha e beterraba, com alguns ingredientes sem custo, colhidos no quintal.

“Por meio do convite à brincadeira, trabalho sério e fundamental para o ser criança, revisitamos nossas crianças internas e colaboramos com a criação de memórias e vínculos com o espaço escolar. Os resultados da atividade, apesar de não mensurados, puderam ser sentidos como positivos pelos diferentes sorrisos recebidos como retorno. Pessoalmente, digo que foi muito bom poder falar sobre coisas que acredito como alimentação saudável, culturas indígenas e natureza a partir da oficina de pintura com pigmentos naturais”, relata Rebeca. “Resultados inesperados e positivos que ficarão também na minha memória enquanto pedagoga em formação pela Universidade Federal de Lavras”, reforça.

Sobre a disciplina

O Seminário Integrador é uma disciplina presente em todos os períodos do curso de Pedagogia EaD da UFLA. Por meio dela, os estudantes colocam em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação, desenvolvendo projetos de extensão em parceria com escolas da comunidade. As atividades do projeto “Vamos brincar?!” foram organizadas em parceria com os tutores dos polos. Novas edições a serem realizadas terão outras temáticas e ainda serão programadas.