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EDUCOM CIÊNCIA

Cerimônia de encerramento da terceira edição do projeto EduCom Ciência é realizada em Carrancas (MG)

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Segunda, 01 Julho 2024 14:52 | Última Atualização: Segunda, 01 Julho 2024 14:52
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Foi realizado, no dia 25/6, o encerramento da terceira edição do projeto "EduCom Ciência", desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da Universidade Federal de Lavras (Dcom/UFLA), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O projeto, que tem o objetivo de promover a formação de jovens comunicadores e divulgadores científicos, contou, nesta fase, com a participação de estudantes da Escola Estadual Sara Kubitschek, do município de Carrancas (MG). Estiveram presentes na cerimônia de encerramento familiares e colegas das participantes, além da direção da Escola.

Para a produção dos vídeos que serão publicados nas redes sociais da UFLA no segundo semestre de 2024, as participantes do projeto realizaram a apuração dos temas selecionados, por meio de entrevistas com pesquisadores da Instituição, escreveram roteiros e fizeram filmagem e edição de vídeo. Os temas de pesquisa selecionados pelas participantes abrangem a importância da concentração no Taekwondo, a presença de um animal de estimação para reduzir os efeitos da ansiedade e a construção da carreira de mulheres negras.

Os pesquisadores e pesquisadoras que contribuíram para o processo de apuração foram a mestranda em Nutrição pela Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA), Mariela de Abreu; o professor da Escola de Engenharia, Fabio Domingues de Jesus; a professora da Faculdade de Educação, Linguagens e Ciências Humanas (Faelch/UFLA), Vera Simone Schaefer Kalsing; e a mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora geral do Colégio de Aplicação da UFLA (Cap/Nedi), professora Letícia Silva Ferreira. “Para um estudante do ensino médio, a tarefa de apurar informações sobre um estudo científico é um grande desafio, e, sem a receptividade e boa vontade dos pesquisadores da Universidade, o trabalho não seria possível. Essa disposição em colaborar para um formação em prol da Comunicação Pública da Ciência terá, com certeza, reflexos importantes no futuro para a percepção pública acerca das atividades científicas, comenta a jornalista Ana Eliza Alvim, coordenadora do projeto.

Particularidades da edição 2024/1 do projeto

Para atender as participantes que eram de outro município, o projeto passou por adequações no formato e no agendamento das oficinas, considerando o deslocamento das estudantes carranquenses. As atividades, que antes eram realizadas durante a semana, passaram a ser realizadas aos sábados. Apesar dessa reestruturação, o objetivo do projeto continuou o mesmo: produzir, ao fim da formação teórica, vídeos com informações científicas sobre temas de interesse das participantes. A jornalista Greicielle Santos, que integra a equipe da Dcom/UFLA e participa desde a primeira edição, enfatiza que tem sido uma experiência única a cada fase, principalmente ao considerar as adequações feitas para atender a públicos diversos.

“A cada reunião de planejamento do projeto, observamos a necessidade de adequar a metodologia das oficinas a fim de atender a diferentes públicos, mas sempre priorizamos a qualidade dos conteúdos que serão trabalhados e a dinamicidade das atividades. Além disso, a prioridade é que sejamos mediadores nesse processo de ensino-aprendizado, e que nossos jovens comunicadores tenham autonomia na seleção de pautas e no processo de produção do vídeo final, o que nos tem deixado muito satisfeitos com o resultado dos produtos audiovisuais desenvolvidos por eles”, ressalta Greicielle.

A proposta de realizar o projeto com as estudantes de Carrancas ocorreu por meio da mediação da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFLA), Dalila Auxiliadora Garcia de Oliveira, que realizou parte de sua pesquisa com as estudantes de Carrancas, buscando abordar a produção de cinema por mulheres negras. “ As oficinas com as estudantes foram permeadas pelos debates iniciais que fizemos durante uma fase da minha pesquisa de dissertação, permitindo que as alunas levantassem discussões e pautas a partir do que haviam compreendido. Essa trajetória em que as questões de gênero e étnico-raciais (entre outros temas) foram pensadas em vários aspectos, dentro e fora do contexto escolar, abriu caminhos para que as estudantes se envolvessem ainda mais com o audiovisual, tornando-se proativas, desenvoltas e comunicativas, e a minha pesquisa foi tomando forma a partir das vivências práticas delas e com elas”, explica Dalila.

Aproximação da Universidade

Algo que chama a atenção da equipe da Diretoria de Comunicação da UFLA é que o projeto tem promovido a aproximação entre os estudantes e o ambiente acadêmico. Nas três edições realizadas até o momento, os participantes relataram se sentir acolhidos pela UFLA e, a partir desse momento, começam a se ver ocupando esse espaço como futuros estudantes de graduação. “Foi incrível participar desse projeto. Com toda certeza, marcou minha vida. Desde o começo do projeto, eu me questionei sobre minha atuação e papel na sociedade como mulher negra, e principalmente por produzir um vídeo que aborda a construção da carreira da mulher negra dentro do ambiente acadêmico. Conhecer a Universidade, os projetos e as pessoas que estão lá dentro só me fez querer ainda mais estudar na UFLA. Eu me senti em casa, mudou muito a minha vida. Foi uma realidade muito diferente da que vivo em Carrancas. Foi algo incrível”, comenta a participante do EduCom Ciência Maria Cecília Silva Rocha.

Para a vice-diretora da Escola Estadual Sara Kubitschek, Sthefany Christine Alcântara Leite, a parceria entre escola e universidade é de extrema importância para estudantes do ensino médio de escolas públicas. “Essa interação promove vivências que não apenas complementam o aprendizado em sala de aula, mas também contribuem para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o futuro. A proximidade com a Universidade e a oportunidade de interagir com diversos profissionais de diferentes áreas aumentam as chances dos estudantes se sentirem mais preparados e pertencentes a esse meio. Para nossas alunas, a experiência em participar deste projeto foi transformadora. Ao longo desses meses, pude acompanhar o desenvolvimento delas e observar o entusiasmo a cada ida à UFLA para as oficinas. Hoje, estão mais seguras e motivadas a seguir uma carreira acadêmica”.

Próxima edição

A equipe da Dcom/UFLA realizará, no próximo semestre, as oficinas do projeto EduCom Ciência com estudantes da Escola Estadual Dora Matarazzo, em Lavras. De acordo com a coordenadora das atividades, o contexto de aplicação da metodologia da educomunicação será diferente dos semestres anteriores, o que exigirá um novo planejamento e trará novos aprendizados à equipe de trabalho. “Ao final de seis edições, tendo trabalhado com a educomunicação para a divulgação científica em situações distintas e com diferentes públicos, esperamos poder consolidar uma metodologia que indique um caminho para que essa seja uma prática mais comum com os jovens do ensino médio, a ser utilizada inclusive por outros projetos de extensão”. 

Também integram a equipe da Diretoria de Comunicação que realiza as oficinas do projeto EduCom Ciência: Ivan Ferreira, Pedro Henrique Cardoso e Rodrigo Alves.

Saiba mais sobre o projeto

O objetivo do projeto é que os próprios estudantes possam aprender, amparados pela equipe da UFLA, a produzir conteúdos em vídeo sobre temas do cotidiano a partir da perspectiva científica. As atividades terão duração de três anos e, em cada semestre, estarão vinculadas a uma instituição de ensino. O projeto EduCom Ciência integra o projeto institucional "Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência".

Em cada oficina, os estudantes são estimulados e orientados a levantar dúvidas em suas comunidades, apurar as informações científicas e entrevistar pesquisadores. Conteúdos como criação de roteiro, escrita jornalística, gravação e edição de vídeo fazem parte do planejamento das atividades. Os participantes estão sendo acompanhados por facilitadores e jornalistas da UFLA. A partir de metodologias ativas e do círculo de cultura, todo o planejamento das ações é realizado de forma coletiva entre as monitoras do projeto.

As edições anteriores foram realizadas com estudantes do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet) e da Escola Estadual Firmino Costa, do município de Lavras. Os vídeos produzidos pelos participantes já abordaram temas como o uso abusivo de álcool e outras drogas, descarte indevido do lixo, questões raciais, aquecimento global, entre outros. Confira os vídeos produzidos até o momento. 

Confira as fotos das oficinas da terceira edição.

 

 

 
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