Apresentação Cultural

CAp Nedi/UFLA realiza Apresentação Cultural com o tema: “Vida em sociedade e os direitos de aprendizagem”

Escrito por Greicielle Santos | Publicado: Terça, 02 Julho 2024 11:39 | Última Atualização: Terça, 02 Julho 2024 11:45
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na última sexta-feira (28/7), ocorreu a Apresentação Cultural do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Lavras (CAp Nedi/UFLA), evento realizado anualmente com o objetivo de socializar os conhecimentos construídos ao longo do semestre. A proposta da Apresentação Cultural deste ano foi destacar a intencionalidade educativa das práticas pedagógicas na Educação Infantil, com, o tema foi: “A vida em sociedade e os direitos de aprendizagem”. Estiveram presentes familiares das crianças, professoras, monitoras, servidores e demais convidados.

A coordenadora-geral do CAp Nedi, professora Letícia Silva Ferreira, explicou sobre o evento e a importância da interação com a família e a socialização do que foi aprendido neste primeiro semestre escolar. “As famílias esperam que façamos, nesta época específica, uma comemoração de festa junina, mas nós temos o respeito e o cuidado de não trabalhar comemorações que tenham vinculação religiosa. Então, nós não trabalhamos nessa perspectiva, não comemoramos carnaval, festa junina, nem dia das mães e dos pais, por entendermos também que existem diferentes configurações familiares. E, ao final, encerrando o primeiro semestre, tentamos fazer um link com o que trabalhamos inicialmente. Com isso, esperamos que as famílias, por meio dessa apresentação, compreendam que o trabalho é realizado de maneira alinhada com o que acreditamos e com a Política Nacional de Educação Básica, mas, acima de tudo, com o propósito de que as crianças sejam protagonistas da aprendizagem delas”, destacou.

Cada turma ficou responsável por apresentar um direito de aprendizagem, levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O grupo 3, da professora Adrivânia e das monitoras Júlia e Monaliza, fez uma dramatização intitulada “13 porquinhos e uma loba-chuva”, acompanhada de algumas cantigas infantis. As crianças do grupo 3, da professora Olga Maria e da monitora Drielly, selecionaram, por meio do direito de aprendizagem Explorar, três músicas para a apresentação: “A dança do Catira”, ao som das Irmãs Galvão; “Pot Pourri de Carimbó” da banda Calypso; e “Bom Demais” de Alceu Valença.

Já o grupo 4, da professora Pryscilla e das monitoras Waleska e Anna Sophia, fez uma apresentação sobre o tema Conhecer-se. A música escolhida fala dos laços que fazemos e de quanto esses laços nos fortalecem para que possamos enfrentar as tempestades da vida, com a apresentação “Laços de coração”, de Chiquititas, composição de Arnaldo Saccomani. A apresentação do grupo 4, das professoras Lídia e Danuza e da monitora Maria Izabel, foi fundamentada no Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento previstos na BNCC: PARTICIPAR, representado por meio do poema adaptado de Ruth Rocha: “Os Direitos das Crianças” e da música “Criança não trabalha” do Palavra Cantada.

As crianças do grupo 5, juntamente com as professoras Franciane, Katia e Érica e as monitoras Marcelli, Anna Clara, Laís e Emanuelle, estão se dedicando ao tema Conviver e Expressar. As crianças vestiram camisas pintadas por elas mesmas, como forma de expressarem seus sentimentos e emoções. Inicialmente, cada turma apresentou versinhos criados coletivamente pelas próprias crianças com onomatopeias representando o tema Conviver e Expressar. Depois, elas se expressaram por meio de instrumentos musicais construídos com suas famílias para cantarem e dançarem a música “Onomatopeia” do grupo Estripolia.

Confira as fotos da Apresentação Cultural: