Extensão e pesquisa

Programa Participa Minas é oportunidade para submissão de projetos de extensão em interface com a pesquisa - prazo vai até 26/8

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 09 Julho 2024 14:16 | Última Atualização: Quarta, 10 Julho 2024 14:17
Gentileza solicitar descrição da imagem

As universidades federais do Estado de Minas Gerais integrantes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) - entre elas, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) - lançaram o edital do programa Participa Minas, para fomento a projetos interinstitucionais de extensão universitária em interface com a pesquisa, voltados ao desenvolvimento sustentável e à prevenção, mitigação e correção dos impactos da mineração no Estado de Minas Gerais.

São cinco eixos temáticos para submissão de propostas: impactos no meio ambiente; impactos na agricultura; impactos na economia e na geração de emprego e renda; impactos na tecnologia e produção; e assessoria jurídica às pessoas residentes nas áreas afetadas pelo rompimento de barragens. As inscrições e etapas serão realizadas exclusivamente por meio de preenchimento de formulário on-line, que deve ser enviado com as propostas até 26/8.

A equipe dedicada à proposta deverá ser composta por membros da comunidade universitária de pelo menos duas das instituições proponentes do edital, e contar com estudantes de graduação na sua composição, podendo também incluir estudantes do ensino técnico, médio e/ou pós-graduação. O coordenador da proposta deve pertencer ao quadro de servidores de uma das instituições, como docente ou técnico-administrativo, e ter o título de doutor. O valor total dos recursos solicitados em cada proposta poderá ser de até 100 mil reais.

O edital provém do Termo de Compromisso firmado entre o Ministério Público Federal (MPF), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), em abril de 2023, para a destinação de 1,4 milhão de reais em financiamento de projetos de extensão universitária. O lançamento do programa Participa Minas foi realizado em Viçosa, na última sexta-feira (5/7), com participação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFLA, professor Luis Roberto Batista, que representou a UFLA no evento.

Acesse o Edital

Formulário de inscrição