curricularização

Curso de Letras (Português) EaD da UFLA promoveu atividades de curricularização da extensão em 5 municípios

Escrito por Pedro Henrique Cardoso | Publicado: Sexta, 12 Julho 2024 12:38 | Última Atualização: Sexta, 12 Julho 2024 12:40
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) em cinco polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) — incluindo Bom Despacho, Lavras, São Sebastião do Paraíso, São João del-Rei e Varginha — desenvolveram oficinas pedagógicas em escolas de Educação Básica  nos dias 22/6 e 29/6. As ações foram realizadas no âmbito do componente curricular “Atividades de Curricularização da Extensão I”. As oficinas pedagógicas abordaram temas transversais contemporâneos sugeridos pelas escolas parceiras e também foram um espaço para discutir a articulação entre universidade e sociedade.

As atividades foram realizadas em conjunto com professores de Educação Básica e contemplou a produção de sequências didáticas, permitindo aos graduandos dos cursos EaD compreender a importância da conexão entre os conteúdos abordados nas escolas e as situações vivenciadas no cotidiano social dos alunos. De acordo com os organizadores, a iniciativa também promoveu uma discussão aprofundada sobre metodologias de ensino, realçando a relevância da participação ativa dos alunos no processo educativo.

A professora Helena Maria Ferreira, responsável pelo componente curricular no âmbito da UFLA, enfatizou a importância das atividades desenvolvidas. Segundo a docente da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch), essas iniciativas proporcionaram uma oportunidade valiosa para um estudo sistematizado da proposta de transversalidade, que é a base do trabalho com práticas de linguagem.

Segundo a professora Márcia Amorim, coordenadora do Curso de Letras (EaD), também da Faelch, “o projeto de intervenção proposto busca não somente garantir o cumprimento da Resolução n.º 7/2018, do Conselho Nacional de Educação, mas também promover a formação dos discentes como cidadãos críticos e responsáveis”.

Para a graduanda do curso de Letras EaD da UFLA, Priscila da Silva Rocha, foi uma experiência ímpar vivenciar a produção e o desenvolvimento de uma sequência didática, relacionando o ensino de Língua Portuguesa a um dos eixos dos temas transversais propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Em virtude da situação de epidemia de dengue, a principal demanda identificada após o contato inicial com a escola foi abordar o tema transversal da saúde. Com o objetivo de explorar práticas de linguagem, a professora da turma e eu, graduanda envolvida, decidimos adotar como estratégias metodológicas a leitura de uma propaganda em vídeo e a produção de cartazes”, declarou a estudante em formação.

Ao término das intervenções realizadas pelos graduandos nas escolas, a tutora do Polo de Lavras, Denízia Paula Vilela, observou um desenvolvimento significativo tanto em âmbito pessoal quanto profissional dos graduandos dos cursos EaD. A experiência proporcionou um vasto compartilhamento de informações e fomentou debates enriquecedores. Esses resultados foram apresentados durante encontros presenciais nos polos de apoio da UAB, realizados em colaboração com a UFLA.