Brinquedoteca Universitária

Mais de 150 crianças participam de atividades lúdicas e educativas na Brinquedoteca da UFLA

Escrito por Pedro Henrique Cardoso | Publicado: Segunda, 29 Julho 2024 17:21 | Última Atualização: Segunda, 29 Julho 2024 17:51
Gentileza solicitar descrição da imagem

Entre os dias 23 e 25 de julho, a Brinquedoteca Universitária do curso de Pedagogia, vinculada à Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch), recebeu mais de 150 crianças para o evento "Brincadiquê nas Férias". Acompanhadas por seus responsáveis, elas ouviram histórias, pularam corda, montaram quebra-cabeças, jogaram bola, andaram de triciclos e participaram de sessões de pintura corporal.

O evento foi dividido em três dias, cada um voltado para uma faixa etária específica. No primeiro dia, participaram crianças de até 2 anos. No segundo, foi a vez das crianças de 3 a 6 anos. E, no último dia, as atividades foram destinadas a crianças de 7 a 10 anos. Todas as ações foram pensadas para desenvolver habilidades específicas nas crianças, considerando a faixa etária delas.

A organizadora do evento e coordenadora da Brinquedoteca, Francine de Paulo Martins, ressaltou a importância dessas atividades para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. “Elas promovem a valorização da cultura infantil e fortalecem o vínculo afetivo entre as crianças e seus responsáveis. Além de ser uma oportunidade para os estudantes de Pedagogia da UFLA vivenciarem na prática os conceitos aprendidos no curso”.

O pai da pequena Ana Júlia, Mateus Santos Luz, compartilhou sua satisfação ao observar sua filha de menos de um ano engajada com as atividades propostas. Segundo ele, o espaço seguro e confortável da Brinquedoteca proporciona experiências extraordinárias para as crianças. “As atividades são fantásticas. É um espaço muito interessante, com muitas opções de brinquedos. A professora Francine conseguiu manter a atenção das crianças de forma efetiva”.

O evento, que é gratuito e anual, visa promover o desenvolvimento de habilidades importantes nas crianças por meio de jogos e brincadeiras, utilizando a arte, a música, a contação de histórias, a dança e a literatura infantil para isso. “Brincar é a atividade mais importante da infância de uma criança”, afirmou Adinéia Venceslau, uma das mães presentes.

Além de brinquedos, o espaço conta com um acervo de literatura infantil. Em sua primeira participação, Saymon Silva, estudante de Pedagogia da UFLA, destacou que as atividades lúdicas oferecidas melhoram a interação social das crianças e possibilitam o desenvolvimento pessoal e intelectual delas. Inaugurada em 2018, a Brinquedoteca tem sido palco para diversos eventos que alegram todos os presentes.

Confira as fotos do 1º dia

Confira as fotos do 2º dia