Curricularização da Extensão

Pedagogia na Praça tem mais uma edição de sucesso, em cinco polos da UAB

Escrito por Lucas Teixeira | Publicado: Terça, 30 Julho 2024 08:51 | Última Atualização: Terça, 30 Julho 2024 12:26
Gentileza solicitar descrição da imagem

Professores e estudantes do curso de Pedagogia na modalidade Ensino a Distância da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da turma de 2024, realizaram mais uma edição do projeto de extensão Pedagogia na Praça. O evento faz parte do componente curricular Seminário Integrador, que tem por objetivo estreitar os laços entre a Universidade e a comunidade externa. Neste ano, o Pedagogia na Praça ocorreu no dia 13/7, simultaneamente em cinco polos de apoio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em São João del Rey, Passos, Cambuí,  Formiga e Lavras.

1000272649

Na cidade-sede da UFLA, o encontro dos futuros pedagogos com a comunidade ocorreu na Praça Dona Josefina, com diversas atividades que chamaram a atenção das crianças, como o varal de fotos da Universidade e a oficina de massinha, que mostrava como é possível produzir algo e se divertir utilizando ingredientes caseiros, além de trabalhar a coordenação motora, a identificação das cores e o universo lúdico. O dia dos pequenos na praça ficou ainda mais saboroso com algodão-doce, pipoca e suco, oferecidos pela equipe organizadora.

1000272651

Por meio de cartazes expostos na praça, das apresentações orais e do diálogo com os professores em formação, a população conheceu mais sobre o curso de Pedagogia na modalidade EaD. Os visitantes participaram também de pesquisas relacionadas à UFLA, com o intuito de entender e pensar sobre esse tema. Os resultados obtidos serão utilizados futuramente para fins pedagógicos.

1000272655

Na cidade de Cambuí, o evento ocorreu na Praça Coronel Justiniano, com a realização de oficinas de pintura, desenho, xilofone e caça-palavras. Além de alegrar os pequenos, o Pedagogia na Praça também proporcionou experiências importantes aos estudantes de Pedagogia daquele polo: “tenho somente a agradecer à UFLA, por todo o suporte através das tutoras e por todo o direcionamento que  tivemos para executar na prática. Eu já estava encantado com o curso de Pedagogia que a UFLA oferece. Poder fazer parte dessa intervenção, levando a Pedagogia para a comunidade é um privilégio!”, expressa o graduando Antônio Machado Jr.

Curricularização da Extensão

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que une ensino e pesquisa, e estimula a relação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade. As atividades de extensão podem incluir programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, entre outros, buscando a construção e a troca de conhecimento entre a instituição de ensino superior e a sociedade.

A curricularização da extensão ou creditação curricular da extensão é uma estratégia prevista no Plano Nacional de Educação (PNE) e deve ser seguida pelas instituições de ensino superior. A Resolução nº 7/2018 Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018 (mec.gov.br) do Conselho Nacional de Educação (CNE) estabelece a destinação de, no mínimo, 10% da carga horária da matriz curricular dos cursos de graduação a atividades de extensão. Essa medida tem efeito na autorização e reconhecimento dos cursos. Na UFLA, a proposta para essa adaptação foi regulamentada pela Resolução Normativa CEPE 015/2022 e já está sendo aplicada nas turmas ingressantes em 2024.

Texto: Lucas Henrique Teixeira - bolsista Proat. Revisão: Gláucia Mendes - jornalista Dcom