UFLA NA COMUNIDADE

Projeto de extensão alia ciência e prática em diferentes ações sobre alimentos

Escrito por Claudinei Rezende | Publicado: Quarta, 31 Julho 2024 18:01 | Última Atualização: Quarta, 31 Julho 2024 18:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

Para dar dicas e orientações sobre variados alimentos e os seus processamentos, o projeto de extensão “Alimentando Conhecimentos” vem realizando, desde outubro de 2016, ações presenciais e virtuais. De palestras fora e dentro da Universidade a postagens de conscientização nas redes sociais, as ações do projeto alcançam um público diverso e crescente.

Presencialmente, já foram realizadas, por exemplo, palestras em escolas e também webinários, minicursos e ciclos de palestras ministrados por profissionais qualificados para diferentes públicos, sobre diferentes temas. Para a coordenadora do projeto e professora da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA), Éllen Cristina de Souza, essas ações garantem o esclarecimento de dúvidas sobre as áreas de ciência dos alimentos, tecnologia de alimentos e engenharia de alimentos. “As ações auxiliam na escolha de produtos mais saudáveis e no oferecimento de informações sobre a produção ou o processamento de produtos consumidos pelas pessoas no dia a dia”, afirma.

Nas redes sociais, auxiliar nessas questões também é um dos objetivos almejados pelo projeto, que, frequentemente, realiza postagens com dados sobre alimentos industrializados e in natura. As mídias sociais do projeto também oferecem informações sobre alimentos, incluindo seus compostos bioativos e técnicas de conservação e processamento. Elas também compartilham orientações sobre higienização e boas práticas na produção de alimentos, e promovem maneiras de reduzir o desperdício alimentar.

As postagens são feitas regularmente nas plataformas de mídia, com informações acessíveis ao público não especializado, abordando temas como creatina, benefícios da tâmara e embalagens a vácuo. Para isso, a equipe do projeto, que possui bolsistas de diferentes cursos da UFLA, utiliza fontes confiáveis e conta com o apoio e orientação de profissionais especializados.

Até o momento, o projeto possui perfis no Instagram (@alimentandoconhecimentosufla), no Facebook (Alimentando Conhecimentos - UFLA) e no Linkedin (Alimentando Conhecimentos - DCA/UFLA).

Minicurso de panificação

Um exemplo de ação realizada pelo projeto é um minicurso de panificação natural, promovido em março e aberto para toda a comunidade. Foram três formulações diferentes trabalhadas pelo palestrante convidado, Fábio Claudino: pão de sal tradicional, com massa madre artesanal e com massa madre industrial.

Para a moradora de Lavras (MG) e empreendedora participante do minicurso, Flávia Souza Nogueira, a iniciativa foi uma oportunidade de aprendizado. “Eu trabalho na área e as técnicas que estavam faltando eu consegui aprender. Além disso, pude entender todos os processos, porque tivemos contato com pessoas da área de química e da microbiologia, então foi muito importante para mim”, observa.

Popularização da ciência

Para tornar o conhecimento científico ainda mais acessível para todos, o projeto também divulga, com linguagem acessível, resultados de pesquisas produzidas no Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA/UFLA).

Além disso, a iniciativa produz materiais como cartilhas didáticas para a população. Recentemente, por exemplo, foi disponibilizada, de forma on-line e gratuita, a cartilha “Interação Alimento X Medicamento”, que aborda interações entre moléculas de alimentos e moléculas de medicamentos, algo que pode aumentar ou diminuir os efeitos de alguns remédios.

Além da professora Éllen Souza e dos bolsistas de graduação, a equipe do projeto é composta por docentes e técnicos do DCA, além de membros externos ligados à indústria de alimentos.

Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para conhecer alguns dos envolvidos no projeto: