Física

UFLA sedia XI Encontro Mineiro de Física

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Quinta, 08 Agosto 2024 15:05 | Última Atualização: Quinta, 08 Agosto 2024 15:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

Até sexta-feira (9/8), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) está sediando pela primeira vez o Encontro Mineiro de Física. Originalmente criado como Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Física em 1997, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o evento tem como objetivo divulgar resultados de pesquisas científicas em física, em desenvolvimento ou já consolidadas no estado de Minas Gerais.

O encontro é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Física da UFLA e universidades parceiras. Segundo os coordenadores do evento, mais do que a apresentação de trabalhos, esta é uma excelente oportunidade acadêmica para os estudantes. “Esse é um evento muito tradicional da área, de grande importância para os pesquisadores poderem compartilhar as pesquisas que estão desenvolvendo, fazer divulgação científica e proporcionar aos nossos alunos de engenharia, especialmente da física e da licenciatura, uma oportunidade ímpar para terem contato com pesquisas de ponta, tanto na área teórica quanto na experimental”, afirmou o professor Jefferson Esquina Tsuchida.

A coordenadora do evento, professora Angélica Sousa da Mata, destaca que, apesar da tradição agrária da UFLA, a universidade tem expandido suas atividades para a área das ciências exatas, com diversos cursos de engenharia. “O curso de Física tem menos tempo do que outros cursos aqui, então para nós é muito satisfatório. Isso proporciona uma visibilidade muito grande para as pessoas conhecerem o que a física da UFLA tem feito, um trabalho de ponta, uma pesquisa de alto impacto”, afirmou.

Cerca de 250 participantes de Minas Gerais e outros estados acompanharam a palestra de abertura proferida pelo professor da UFMG Marcos Pimenta, com o tema “Nanotecnologia e seu impacto na vida das pessoas”. O pesquisador explicou o quanto a nanotecnologia já está presente no cotidiano, especialmente na eletrônica. “Nanotecnologia é algo novo que quebra a divisão entre as áreas clássicas da física, química, biologia, engenharia e medicina. Ela faz uma união de todas essas áreas. São muitas coisas novas que acontecem nesse mundo nano, coisas muito pequenas, mil vezes menores do que as microscópicas. Assim, surgem novas propriedades e novos efeitos nessa escala, que são a razão dessas novas propriedades e como elas podem ser usadas em diferentes tipos de aplicações tecnológicas.”

Na programação do evento, há diversos temas abordados por meio de minicursos, exposições de pôsteres e sessões de comunicações orais. O XI Encontro Mineiro de Física seguirá até sexta-feira (9/8). Acesse aqui, as fotos da abertura.