Projeto de extensão amplia as perspectivas para catadores membros da Acamar
Localizada em Lavras (MG), a Acamar é uma associação que beneficia toda a comunidade lavrense por meio da coleta seletiva de materiais recicláveis. Frequentemente, o projeto de extensão “Cooperativas Empreendedoras”, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), realiza ações com os catadores membros dessa iniciativa, levando novas perspectivas até esses profissionais.
Até o momento, já foram realizadas ações de educação financeira, formação empreendedora e segurança no trabalho. A ideia é ouvir a demanda dos cooperados para o desenvolvimento de conteúdos que possam ajudá-los durante suas jornadas profissionais, agregando valor no processo produtivo da cooperativa.
“Esse projeto chegou em uma boa hora e sei que vamos aprender muito, pois vai ajudar na nossa comunicação com a população e na segurança que precisamos ter no nosso trabalho. Isso é muito importante para nós, catadores”, ressalta o presidente da Acamar, Renato Naves.
De acordo com o coordenador do projeto e professor da Escola de Engenharia (EEng/UFLA), Juliano Elvis de Oliveira, o objetivo do projeto é também estimular que cooperativas como a Acamar tenham uma visão de engenharia. “Tudo isso, aliado a uma visão empreendedora dos seus processos, ajuda a cooperativa a ter uma visão mais sustentável do ponto de vista econômico, ambiental e social”, explica.
As ações contam com o apoio de professores especialistas nas diferentes áreas abordadas e de estudantes da UFLA, como o bolsista Mateus Elias dos Reis, graduando em Engenharia Química, que promove oficinas e ações com os professores e técnicos da Universidade. “Esse projeto dá visibilidade para cooperativas como a Acamar, ajudando os catadores a entender o espírito empreendedor e o impacto que eles têm, não só socialmente, mas também economicamente”, ressalta.
Mateus, sob acompanhamento do professor da EEng/UFLA Raphael Nogueira Rezende, foi responsável por realizar, neste ano, a ação sobre segurança do trabalho com os catadores, que tiveram a oportunidade de relatar acidentes que já sofreram e os riscos que percebem no dia a dia. Além da troca de experiências, os ouvintes receberam orientações sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e participaram de uma dinâmica sobre o tema. Essa ação foi desenvolvida em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Polímeros (GIP/UFLA), também coordenado pelo professor Juliano e do qual Mateus também faz parte.
O projeto “Cooperativas Empreendedoras” teve início com a aprovação pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da Rede de Soluções Sustentáveis para os Oceanos. Hoje, a iniciativa faz parte da Rede Mineira de Valorização de Resíduos Sólidos, apoiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Circularidade de Materiais Poliméricos.
Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para conhecer alguns dos envolvidos no projeto: