Música e arte

Corais e Orquestra da UFLA realizam apresentações na semana de aniversário

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 06 Setembro 2024 18:37 | Última Atualização: Sexta, 06 Setembro 2024 19:15
Gentileza solicitar descrição da imagem

Em celebração aos 116 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Semana de Ciência, Cultura e Arte incluiu em sua programação duas apresentações musicais realizadas no Centro de Cultura, ambas regidas pelo maestro Daniel Paes de Barros e resultado do Programa Institucional de Música da Universidade.

No dia 4 de setembro, o público teve o privilégio de ouvir o Coral Vozes do Campus, o Grupo Canto das Nascentes, o Coral Infantil da UFLA, o Grupo Vozes do Entardecer, e crianças do projeto “Musiquês”, do Colégio de Aplicação – Núcleo de Educação Infantil (Nedi/UFLA) em mais uma apresentação memorável inspirada na música dos povos africanos e indígenas do Brasil. A apresentação já tinha sido realizada no dia 30/8, na abertura da semana comemorativa, na cerimônia ecumênica.

O maestro enfatizou a importância do Programa Institucional de Bolsas da UFLA, destacando a contribuição de estudantes como Clara Borges, Duda Goulart, Mariana Ciríaco e Mayara Coutinho. Ele também expressou sua gratidão a Alessandra Zanchetta pela orientação técnica voluntária, essencial para a preparação vocal dos corais.

A Magia da Orquestra de Cordas

No dia 5 de setembro, o Centro de Cultura recebeu a Orquestra de Cordas, que encantou o público com um repertório diversificado e envolvente. As orquestras são conhecidas por sua capacidade de criar uma experiência musical rica e emocionante, reunindo uma variedade de instrumentos de corda para interpretar peças clássicas e contemporâneas.

orquestra fontesO maestro Daniel Paes de Barros destacou que o sucesso das apresentações depende do comprometimento e dedicação dos músicos. "Cantar em conjunto e tocar em uma orquestra requer muita disciplina e dedicação. A presença e o empenho de todos, desde estudantes até membros da comunidade, foram fundamentais para o sucesso dos eventos", afirmou o maestro.

A senhora Maria Edneia Machado Borges faz parte do Grupo Canto das Nascentes e foi apreciar a apresentação da Orquestra. “Eu sou apaixonada por música. A divulgação do Programa de Música deveria chegar a todas as pessoas da cidade, para que todo mundo fique sabendo da beleza deste projeto. A cidade deveria participar mais, não sabem o que estão perdendo”, considerou. E ela convidou uma amiga, a dona Clarice Ribeiro de Lima, de 89 anos, que visitou o Centro de Cultura pela primeira vez. “Eu gosto muito de música. Valeu muito a pena!” (Na foto, dona Clarice e Maria Edneia ao centro).

A Semana de Ciência, Cultura e Arte da UFLA proporcionou momentos de celebração e reflexão, reunindo a comunidade acadêmica e o público em geral em uma experiência cultural enriquecedora. Com o talento e a dedicação de todos os envolvidos, a Universidade reafirma seu papel como um importante centro de cultura e educação.

Clique na imagem abaixo para acessar o álbum completo da apresentação da Orquestra de Cordas - para salvar a foto, basta clicar nos canto superior e fazer o download

orquestra album

Clique na imagem abaixo para acessar o álbum completo da apresnetação dos corais

corais album