Atividades extensionistas e culturais

Abertas as inscrições para o primeiro Prêmio Destaque em Extensão e Cultura da UFLA

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Segunda, 09 Setembro 2024 17:14 | Última Atualização: Segunda, 09 Setembro 2024 17:54
Gentileza solicitar descrição da imagem

As iniciativas de extensão, cultura e Comunicação Pública da Ciência (CPC) serão, pela primeira vez na Universidade Federal de Lavras (UFLA), reconhecidas por meio de premiação outorgada pela Instituição. O Prêmio Destaque em Extensão e Cultura (Pdec), em sua categoria de "atividades extensionistas e culturais", está com inscrições abertas até 25/9. O edital foi divulgado pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) e os premiados serão homenageados durante o XIX Congresso de Extensão (Conex), em novembro.

Será premiada, por meio de certificado, uma proposta extensionista e cultural por unidade acadêmica. Serão consideradas, para efeito de avaliação e classificação, as atividades extensionistas cadastradas no Sistema de Gestão (SIG) como projeto ou programa, e que tenham tido desenvolvimento em pelo menos  quatro meses de 2023. O coordenador do projeto ou programa deverá fazer a inscrição, preenchendo o formulário

A avaliação das candidaturas levará em conta critérios como a abrangência formativa do projeto ou programa de extensão, o impacto do projeto ou programa de extensão para a transformação social; o alinhamento do projeto ou programa de extensão à Política de Extensão da UFLA; o protagonismo dos/as estudantes da UFLA e protagonismo da comunidade externa no desenvolvimento do projeto ou programa de extensão; a relação do projeto ou programa de extensão com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ODSs) e a produção científica, produtos e resultados obtidos em extensão.

Após as análises, a publicação do resultado preliminar está prevista no edital para dia 25/10.

Em casos de dúvidas, é possível esclarecer enviando e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e registrando no campo "assunto" a expressão: Dúvida Edital Prêmio Destaque em Extensão e Cultura.

Acesse o edital

Acesse o formulário de inscrição

Sobre o Pdec

O Prêmio foi criado por meio da Resolução Normativa CUNI nº 122, em fevereiro de 2024, em reconhecimento à importância da interação transformadora entre Universidade e outros setores da sociedade, e à relevância das atividades extensionistas, culturais e de Comunicação Pública da Ciência (CPC) empreendidas pela comunidade acadêmica da UFLA.

A outorga do Prêmio será anual e o regulamento prevê, além da premiação na categoria "atividades extensionistas e culturais", a premiação na categoria de "CPC", que será contemplada por edital próprio, a ser publicado em breve.