DIVERSIDADE RELIGIOSA

Espiritismo foi tema de seminário do Observatório da Diversidade Religiosa

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 08 Outubro 2024 11:45 | Última Atualização: Quarta, 09 Outubro 2024 11:08
Gentileza solicitar descrição da imagem
Foto: Yago Santos

No dia 3/10, ocorreu o “Seminário História do Espiritismo: Allan Kardec e sua influência no Espiritismo em Lavras”, no Anfiteatro do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A data foi escolhida em referência ao dia do nascimento de Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido pelo pseudônimo Allan Kardec, em 3 de outubro de 1804, na cidade de Lyon, França. Em virtude dessa data, a comunidade Espírita considera o mês de outubro como o mês de Kardec, pois ele foi responsável por codificar a Doutrina dos Espíritos.

A proposta do evento foi apresentar fragmentos da vasta história do Espiritismo, tendo como recorte dois momentos: o primeiro, abordando a vida e obra de Allan Kardec; o segundo, a vida e obra de duas personalidades espíritas importantes para Lavras: o Doutor Augusto Silva e Yvonne Pereira.

Na abertura do evento, houve uma apresentação musical com o Grupo Evolar, grupo de música espírita da cidade de Lavras. Em seguida, ocorreu uma Roda de Conversa com Luiz Carlos, presidente da Aliança Municipal Espírita de Lavras; Vinícius Ferreira Batista, professor, historiador, escritor e apresentador do Programa Alvorada Espírita Cristã, na Rádio Cultura de Lavras; Laís Helena, vice-presidente na Comunidade Espírita Yvonne Pereira de Lavras. A mediação foi conduzida por André Pádua, do “Grupo Espírita Allan Kardec”.

Após a Roda de Conversa, houve um momento de interação, sorteio de livros e o público acompanhou a Exposição de Livros Espíritas feita pela Livraria André Luiz.

O evento contou com a participação de representantes das diversas casas espíritas de Lavras, da população de Lavras, de representantes de organizações da sociedade civil, de autoridades da UFLA e do poder público, além de professores e estudantes da UFLA.

O seminário foi organizado pelo Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa, e teve o apoio do Departamento de Administração Pública da UFLA, da Aliança Municipal Espírita de Lavras, do 20º CRE, da Livraria André Luiz e do Blog Espírita Nerd.