premiação

UFLA é campeã do 6º Concurso CBCA/Abece para estudantes de Engenharia

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 16 Outubro 2024 17:59 | Última Atualização: Quarta, 16 Outubro 2024 18:21
Gentileza solicitar descrição da imagem

Estudantes de Engenharia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistaram a primeira colocação no 6º Concurso CBCA/ABECE, reafirmando seu destaque no cenário nacional. A competição, promovida pelo Centro Brasileiro de Construção em Aço (CBCA) e pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece), desafiou os participantes a desenvolverem um projeto de estrutura metálica para um galpão logístico.

Com uma nova etapa prática neste ano, as cinco melhores equipes finalistas apresentaram suas defesas para uma banca avaliadora. O júri avaliou criteriosamente o uso apropriado do aço, considerando aspectos de estática, segurança e funcionalidade, além de aspectos de viabilidade construtiva, como fabricação, transporte, montagem e concepção das ligações entre as peças. A premiação ocorreu durante o Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural (Enece), realizado em São Paulo, no dia 11 de outubro.

A equipe da UFLA, composta por Agnes Pereira Asloquer, Daniel Henrique da Silva, Filipe Avelino Maciel, João Inácio de Jesus Lima, Marcos Túlio Moreira e Ruan Ângelo Ferreira Resende, sob a orientação de professor Maykmiller Carvalho Rodrigues e coorientação de Wisner Coimbra de Paula, levou para casa uma premiação de R$ 10.000,00, uma coleção de Manuais Técnicos de Construção em Aço do CBCA e inscrições em cursos online oferecidos pela entidade.

Em mensagem, a equipe expressou sua satisfação: "Participar desta edição do concurso foi uma experiência profundamente enriquecedora. Neste ano, a defesa presencial trouxe um novo nível de complexidade, exigindo de nossa equipe habilidades como argumentação técnica e comunicação eficiente. Representar a UFLA e conquistar a vitória pela terceira vez nos enche de orgulho, após meses de dedicação e aprendizado. A organização foi essencial para o sucesso do projeto, permitindo a superação de desafios teóricos e práticos com comprometimento e foco."

A conquista deste ano marca a terceira vitória da UFLA na competição, que já havia se destacado em 2018 e 2023, consolidando sua reputação de excelência na formação de engenheiros e na contribuição para o avanço da engenharia estrutural no Brasil.

premio engenharia capa

Fotos: Abece