Projeto enriquece a formação cidadã de alunos da educação básica e contribui para a formação de futuros professores de Física
Iniciado no começo deste ano, o projeto de extensão Clube de Ciências, desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), tem se destacado como uma iniciativa inovadora no curso de licenciatura em Física. O projeto tem colocado em prática ações que integram a comunidade escolar, promovendo um espaço de aprendizado mútuo que enriquece a formação cidadã dos alunos da educação básica e contribui para a formação de futuros professores de Física.
A ação faz parte da disciplina Projetos de Extensão I em Física, do terceiro período do curso, e visa atender à Curricularização da Extensão, promovendo a aproximação entre a Universidade e o ambiente escolar. Para isso, no semestre 2024/1, alunos da escola Estadual João Batista Hermeto participaram de atividades em parceria com estudantes do curso de Física, sobre o tema “Mobilidade Urbana Inteligente”.
A coordenadora do projeto e professora do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/UFLA), Iraziet da Cunha Charret, destaca a pertinência de se discutir a ciência e problemas de outras naturezas dentro do ambiente escolar. “Quando pensamos em extensão, percebemos que ela não se limita à discussão de conteúdos específicos. Ao longo do semestre, ao abordarmos o tema ‘Mobilidade Urbana Inteligente’, exploramos diversos aspectos que não estão exclusivamente relacionados com a Física, mas envolvem a ciência de forma ampla”, ressalta.
O aluno Gabriel Rodolfo da Silva, estudante do 2º ano do ensino médio beneficiado pelo projeto, destaca sua importância. “Foi fundamental para mim. Aprendi muito e percebi detalhes que jamais teria notado antes. Foi uma experiência nova, que me permitiu interagir com estudantes universitários e vivenciar um aprendizado novo na escola.”
A ação do projeto não apenas beneficia a educação básica, mas também contribui para a formação integral dos estudantes da licenciatura. Ao proporcionar oportunidades de trabalhar com temas e questões que geralmente não são abordados na sala de aula tradicional, o projeto de extensão enriquece a experiência dos futuros educadores.
A graduanda do curso de licenciatura em Física e participante do projeto, Gabriela Silva Lopes, compartilhou a sua experiência. “O que aprendemos ao longo desse processo foi fundamental para a nossa formação docente. Conseguimos desempenhar o papel que esperávamos e, principalmente, estimular o senso crítico dos estudantes, levando-os a refletir sobre as questões que envolvem a comunidade ao seu redor”, diz.
O tema da prática docente de cada semestre será escolhido com base nas demandas da escola parceira.
Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para saber mais sobre a produção do podcast e conhecer alguns dos envolvidos no projeto:
Texto: Jovana César e Claudinei Rezende. Revisão: Camila Caetano