Evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia levou equipes da UFLA à praça no domingo
Quem foi à Praça Dr. Augusto Silva, em Lavras(MG), no domingo (27/10), encontrou as equipes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) empenhadas na tarefa de compartilhar com a sociedade informações científicas relacionadas ao tema Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais. Essa foi a motivação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2024 (SNCT), celebrada na cidade a partir de uma iniciativa de professores da Escola de Engenharia da Universidade (Eeng), que mobilizou uma série de outros parceiros: a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), outras unidades acadêmicas da UFLA, Diretoria de Comunicação, Diretoria de Meio Ambiente, escolas da cidade, Prefeitura de Lavras e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (Acamar).
A SNCT é considerada o prinicipal evento de divulgação científica do Brasil, liderado pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), e reúne atividades do norte ao sul do País. O tema desta edição reconhece e busca valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros e a riqueza dos conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam, além de promover a discussão sobre o papel transformador das tecnologias sociais na construção de projetos inovadores que fazem parte do sistema de ciência, tecnologia e inovação. Em 2024, em sua 21ª edição, foi celebrada de 14/10 a 20/10, mas em Lavras o adiamento da data ocorreu devido às chuvas de 20/10, quando ocorreria inicialmente o movimento na praça.
A mobilização na UFLA foi organizada pelo professor da EEng Juliano Elvis de Oliveira, a partir de um projeto submetido a uma chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). "As atrações nos estandes mostram que a ciência vem colaborando para buscar soluções para um planeta mais sustentável, com menos impactos ambientais", avalia.
Também com o objetivo de promover a ampliação do acesso público ao conhecimento científico gerado na UFLA, a equipe da Diretoria de Comunicação da Universidade distribuiu cerca de 1800 exemplares da revista de jornalismo científico Ciência em Prosa. Pesquisadores que têm trabalhos noticiados nas edições distribuídas se uniram do evento, pelo projeto Ciência na Praça. Foi o caso do projeto Cidade dos Insetos, da Escola de Ciências Agrárias da UFLA (Esal), e da equipe de estudos sobre a qualidade do sono, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS).
Acesse o álbum de fotos (Fotos: Greicielle Santos e Padro Cardoso).
Assista ao vídeo e saiba mais sobre o evento.