24° Encontro Sul-mineiro de Cafeicultores reuniu cerca de 400 pessoas na UFLA
Cerca de 400 pessoas, entre produtores de café, empresários, trabalhadores do setor, estudantes e docentes se reuniram para compartilhar conhecimentos e experiências durante o 24º Encontro Sul-mineiro de Cafeicultores, realizado no Setor de Cafeicultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), na terça-feira (19/11).
Na recepção aos participantes, o vice-reitor, professor Jackson Barbosa, ressaltou a tradição da UFLA na área agrícola e a importância do evento para a Instituição. “Receber os produtores é como receber uma visita. Houve muita preparação para o encontro, além do compromisso de oferecer o que temos de melhor em termos de cafeicultura”.
“O encontro é o grande momento para compartilharmos conhecimentos e projetos que desenvolvemos dentro da Universidade ao longo de todo o ano. E a cada edição, ele atrai mais participantes”, afirmou a coordenadora de marketing do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (Necafe) da UFLA, Bianca Borges.
A programação do evento incluiu estações de campo sobre temas atuais, como a utilização de drones na agricultura, aumento da produtividade, variações climáticas, práticas sustentáveis e a iniciativa Certifica Minas Café. Os participantes também tiveram a oportunidade de visitar estandes de empresas do setor e diversos núcleos de estudo e empresas juniores da UFLA relacionados à área agrícola.
Esta foi a primeira vez que o produtor José Donizetti de Rezende participou do evento. “Vim em busca de conhecimentos para melhorar a produção, principalmente para saber como lidar melhor com as mudanças no clima, que têm afetado muito minha produção nos últimos anos”, explica. O produtor soube do encontro pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), parceira do evento.
Formado em Agronomia pela UFLA, Tiago Tavares Botelho já participou da organização do evento em edições passadas, e agora volta para conhecer técnicas que podem ajudar em sua produção. “Este é um evento de grande relevância para Lavras e região. As estações de campo trazem conhecimentos práticos fundamentais para quem é produtor”, afirmou.
“O encontro de cafeicultores é um evento típico de extensão, em que o ensino e a pesquisa se transformam em difusão de conhecimento e tecnologia para a sociedade”, resumiu o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), professor Carlos Volpato, também presente no evento.
O Encontro Sul-mineiro de Cafeicultores é uma realização do Necafe/UFLA em parceria com a Emater, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e a Prefeitura Municipal de Lavras. O evento integra o Circuito Mineiro de Cafeicultura.
Clique na imagem abaixo para conferir a galeria de fotos do evento