Estudantes da Escola Estadual Dora Matarazzo fecham trabalhos de 2024/2 no projeto EduCom Ciência
Mais uma edição do projeto EduCom Ciência chega ao fim com sucesso. Desta vez, os participantes foram estudantes do 2º ano da Escola Estadual Dora Matarazzo, localizada no município de Lavras (MG). A cerimônia de encerramento ocorreu na terça-feira (26/11), na própria escola. Durante o evento, os participantes receberam seus certificados de participação e compartilharam suas experiências no projeto.
Ao longo de 4 meses, os estudantes participaram de oficinas que, além de discutirem a importância da ciência na sociedade e o desenvolvimento de uma leitura crítica das mídias, também trabalharam habilidades voltadas para a produção audiovisual, como roteirização, entrevistas, captação de imagens e edição. A estudante Eyshila Rafaella Silva das Graças expressou sua satisfação ao participar do EduCom Ciência: "Eu gostei muito do projeto, foi uma experiência muito interessante. Por exemplo, aprender a usar câmeras, criar um roteiro e, no meu caso, durante as gravações, estive no papel de diretora, algo que antes eu achava que não teria interesse. Mas, devido ao projeto, eu gostei muito, foi bem legal", comentou.
Eyshila também destacou a importância do projeto para seu conhecimento sobre a Universidade: "O projeto traz novas experiências, permitindo-nos conhecer as áreas de formação oferecidas pela UFLA. Ver que conseguimos relacionar essas áreas com o tema do vídeo que produzimos foi muito interessante e importante para a minha formação."
O apoio da escola é fundamental para a realização das oficinas. Nesta edição, a professora Maíra Duarte Passos, a diretora Janaína Vilares e a vice-diretora Jacyara Duarte Teixeira atuaram diretamente no suporte ao projeto. "Na escola, ficamos muito satisfeitos e orgulhosos com o resultado do EduCom. As oficinas estimulam os estudantes na comunicação e na eficácia dessa comunicação, além de ajudá-los a explicar conceitos científicos de forma acessível, o que é essencial no mundo atual, repleto de desinformação. Outro aspecto importante foi a colaboração em equipe, que permitiu aos alunos trocar ideias e realizar um trabalho conjunto. Essa experiência certamente os acompanhará por toda a vida. Todos gostaram muito, ficaram motivados, e foi um prazer. Esperamos fazer novas parcerias no futuro”, ressaltou Jacyara Duarte Teixeira.
Ao final do projeto, os estudantes produziram vídeos sobre diferentes temas, como: a relação entre o uso de smartphones e transtornos mentais, o impacto da saúde mental em atletas de alto rendimento, a legislação aplicada às redes sociais e a relação entre games e a saúde. Esses vídeos serão publicados nos canais oficiais da UFLA a partir do primeiro semestre de 2025.
Reforço na Equipe de Monitores
Para atender a um número maior de participantes, em comparação com as edições anteriores, foi necessário adaptar as oficinas e contar com uma equipe maior. Aadministradora Mayara Mesquita Silva, que atua na UFLA como bolsista de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação por meio de projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), participou pela primeira vez do projeto, e destaca que participar do EduCom Ciência pela primeira vez foi uma experiência desafiadora, mas também muito bacana. “É emocionante ver a evolução dos estudantes ao longo do processo e a empolgação a cada etapa concluída, especialmente nas atividades práticas. Espero que os aprendizados adquiridos por eles no projeto façam a diferença em suas vidas pessoal e profissionalmente, e entendam que a ciência é para todos.”
Relevância e Perspectivas Futuras
O projeto, que terá mais duas edições em 2025, tem ganhado repercussão positiva devido à sua abordagem inovadora sobre a relação dos estudantes com a Universidade e à formação oferecida durante as oficinas. Selecionado entre mais de 500 propostas, a experiência no projeto EduCom Ciência pôde ser compartilhada com outras instituições durante a 2ª Semana Brasileira de Educação Midiática, realizada de 29 de outubro a 1º de novembro e promovida pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) e pelo Ministério da Educação - MEC (assista à apresentação a partir de 40’42”).
O êxito do projeto poderá balizar outras iniciativas envolvendo EduComunicação e Ciência. A coordenadora do projeto e jornalista da Dcom/UFLA, Ana Eliza Alvim, comentou sobre a importância dessa participação.. “Com o EduCom Ciência, estamos avançando em ações de Comunicação Pública da Ciência que efetivamente incluem o público no processo de produção, uma concepção de comunicação ainda desafiadora, mas essencial inclusive para o combate aos processos de desinformação que se tornaram tão recorrentes na sociedade atual. E foi muito importante ver que essa questão está na pauta da Secom e do MEC. É um estímulo saber que uma iniciativa da UFLA pode colaborar para as reflexões nessa frente de atuação”.
O EduCom Ciência integra o projeto institucional "Prosas na Ciência: contribuições da UFLA rumo ao processo dialógico da Comunicação Pública da Ciência". Realizado pela Diretoria de Comunicação (Dcom/UFLA), ele conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). As edições anteriores envolveram estudantes do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet), da Escola Estadual Firmino Costa, em Lavras, e da Escola Estadual Sara Kubitschek, em Carrancas (MG). Os vídeos produzidos pelos participantes já abordaram temas como o uso abusivo de álcool e outras drogas, a construção da carreira da mulher, o aquecimento global, entre outros. Confira os vídeos produzidos até o momento.
Ciência na Praça da Escola
Durante a programação de encerramento de mais uma edição do projeto EduCom Ciência, a Diretoria de Comunicação da UFLA também esteve presente na Escola Estadual Dora Matarazzo para realizar a ação Ciência na Praça da Escola. O objetivo foi promover a ampliação do acesso público ao conhecimento científico gerado na Universidade. Foram distribuídos exemplares da revista de jornalismo científico Ciência em Prosa. Pesquisadores que têm trabalhos noticiados nas edições distribuídas se uniram ao evento, foi caso do projeto Cidade dos Insetos, da Escola de Ciências Agrárias da UFLA (Esal), coordenado pela professora Brígida de Souza, e das ações sobre a geração de resíduos da construção civil, da Escola de Engenharia (EEng), coordenadas pelo professor Saulo Rocha Ferreira.
Confira as fotos:
EduCom Ciência
Ciência na Praça da Escola