Ir direto para menu de acessibilidade.
CONSCIÊNCIA NEGRA

Protagonismo negro e políticas de igualdade racial são temas abordados no III Fórum Sul-Mineiro, realizado na UFLA

Escrito por Mayara Mesquita | Publicado: Terça, 03 Dezembro 2024 10:06 | Última Atualização: Quarta, 04 Dezembro 2024 08:18
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nos dias 28 e 29/11, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediou o III Fórum Sul-Mineiro de Conselhos Municipais de Políticas de Igualdade Racial e Entidades Afins. O evento, que foi realizado em comemoração ao mês da Consciência Negra, reuniu cerca de 120 pessoas, incluindo membros da comunidade uflaniana e da sociedade civil, alunos de escolas estaduais de Lavras e Três Pontas, além de conselheiros municipais de Lavras e outras cidades da região. O Fórum ocorreu no anfiteatro do Departamento de Agronomia.

O evento foi marcado por uma apresentação de capoeira, palestras e mesas-redondas, que abordaram temas como o racismo ambiental, juventude negra e empreendedorismo negro. A palestra magna, intitulada “Políticas Públicas e ODS 18: Desafios e Soluções para o Combate ao Racismo", foi conduzida pela coordenadora-geral de Gestão de Cooperação do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Danielle Ferreira, que reforçou a importância da parceria entre o governo público e as instituições federais brasileiras na promoção de debates sobre a luta antirracista.

“Nós estamos em um mês super importante para o movimento negro, e a Universidade se colocar à disposição para que, em conjunto, nós pensemos em estratégias para a superação do racismo no Brasil é fundamental. O Governo Federal assume o compromisso de ajudar e articular essa luta para promover políticas públicas de igualdade racial”, comentou Danielle.

No segundo dia de evento, além das mesas-redondas, foi realizada uma oficina para os conselheiros municipais presentes no Fórum, abordando o tema “Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial - Sinapir”. A oficina foi ministrada por Danielle, e o objetivo foi capacitar os participantes para que atuem ativamente no combate ao racismo em seus respectivos municípios. Além disso, ao final do Fórum, foi feita uma análise da atual situação dos Conselhos Municipais sobre como as políticas públicas estão sendo conduzidas e quais os desafios enfrentados na promoção da igualdade racial.

O representante da Comissão Organizadora do Fórum, Tiago Henrique da Silva, acredita que o evento “é muito importante, pois o público tem a oportunidade de receber informações diretamente de especialistas no assunto, sobre questões substanciais relacionadas ao tema”.

Tiago ainda comentou sobre o protagonismo da UFLA acerca da temática étnico-racial. “A Universidade já possui um número significativo de estudantes negros e pardos, o que agrega muito valor ao ambiente acadêmico, promovendo essa consciência. Esperamos contribuir cada vez mais nesse sentido, fortalecendo a relação entre a comunidade externa e a UFLA, em uma construção conjunta voltada para a formação étnica e social da nossa Instituição.”

Confira as fotos do evento.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção