Concertos de Fim de Ano da UFLA celebram a diversidade musical e fortalecem vínculos entre a comunidade acadêmica
Nos dias 6 e 7 de dezembro, o Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi palco dos Concertos de Fim de Ano, com apresentações dos corais Vozes do Campus, Grupo Canto das Nascentes, Vozes do Entardecer e Coral Infantil da UFLA. Sob a regência do maestro Daniel Paes de Barros e com a preparação vocal de Alessandra Zanchetta, o repertório do concerto apresentou uma variedade de músicas, incluindo canções brasileiras, africanas e natalinas.
No primeiro dia, o evento foi aberto com a apresentação do Grupo Vozes do Entardecer, que interpretou a peça “Espelho do Tempo” de André Abujamra. Na sequência, foram apresentadas as obras “Refazenda”, de Gilberto Gil, bem como a música tradicional afro-brasileira “Cangoma”. Já o Coral Infantil da UFLA apresentou “Sansa Kroma”, música tradicional de Gana, “Siyahamba”, da África do Sul, e “Murucututu”, do Pará, além de “Gatinha Parda”, de Heitor Villa-Lobos.
O Grupo Canto das Nascentes interpretou músicas de Baden Powell e Vinícius de Moraes, além de Kleiton e Kledir, enquanto o Coral Vozes do Campus apresentou “Minha Canção” de Chico Buarque e “Uirapuru” de Waldemar Henrique. O evento também contou com a execução de outras obras de Heitor Villa-Lobos, incluindo “Redondilhas de Anchieta” e “Canide Ioune”. A apresentação foi finalizada com a tradicional canção de Natal “Noite Feliz”, com a participação de todos os grupos.
Para a docente Luciana Azevedo Rodrigues, vinculada à Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch), momentos como esses são vitais para a criação de vínculos dentro e fora da Instituição. “O repertório apresentado foi simplesmente maravilhoso. Houve uma mistura harmoniosa de vozes de crianças e adultos. O trabalho que vem sendo realizado com as crianças expressou uma grande potencialidade. Foi muito bonito e emocionante”.
No segundo dia, a Orquestra de Cordas da UFLA realizou um concerto memorável, celebrando o talento e o aprendizado cultivados ao longo do ano. O evento trouxe momentos de grande emoção e reconhecimento. Durante a apresentação, o violinista da Orquestra, Carlos Santana, recebeu uma homenagem especial por suas valiosas contribuições, destacando-se como uma figura importante na história do projeto.
Sob a regência e direção artística de Daniel Paes de Barros, o repertório foi cuidadosamente selecionado para encantar o público. Obras clássicas de renomados compositores, como Corelli, Prokofiev, Vivaldi, Mozart, Edvard Grieg, Ernani Aguiar, Casey Kriechbaum e Carrie Lane Gruselle, foram interpretadas com maestria. Para abrilhantar ainda mais a noite, músicas natalinas trouxeram um clima de celebração e alegraram o público presente.
Segundo o professor Márcio Norberto Farias, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), eventos como esses humanizam as relações na academia. “Adorei todo o repertório. É muito importante termos eventos como esse na Universidade e incentivá-los cada vez mais. Dessa forma, mais pessoas da comunidade poderão participar, assistir e, quem sabe, até mesmo fazer parte do coral no futuro”.
A realização do Concerto de Fim de Ano é uma iniciativa do Programa Institucional de Música da UFLA e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).