Projeto da UFLA realiza olimpíada anual para incentivar o estudo da Matemática
Iniciado em 2016, o projeto de extensão Olimpíada Lavrense de Matemática da Universidade Federal de Lavras (OLM/UFLA) busca, anualmente, incentivar o estudo da Matemática entre os estudantes da Educação Básica, identificar jovens talentos e fortalecer os laços entre a Universidade e as escolas públicas e privadas de Lavras (MG).
Para isso, no início de cada ano, escolas interessadas em participar podem se inscrever para que seus alunos realizem provas divididas em duas etapas. A competição é organizada em três categorias: nível 1, para alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2, destinado aos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3, voltado para o Ensino Médio.
Após a aplicação das provas, que são elaboradas por professores do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada (DMM/Icet/UFLA), as melhores notas são premiadas em uma cerimônia realizada na Universidade, recebendo medalha de ouro, prata, bronze ou menção honrosa.
Para a estudante do Colégio Losango de Lavras, Lara Correia Pereira, que foi premiada durante a 7ª edição da OLM, realizada neste ano, a conquista representa um motivo de orgulho. “Para mim, é muito importante estar aqui hoje, porque não foi sempre que eu gostei de matemática. Eu comecei a gostar quando comecei a ver que tem coisas muito inteligentes nos cálculos. Não é só decorar uma fórmula e pronto. Você tem que descobrir toda a lógica que tem por trás”, comenta.
Sobre os desafios de evidenciar essa importância da matemática para os estudantes, o coordenador do projeto e professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/UFLA), Marlon Pimenta Fonseca, ressalta que a matemática está em toda a parte. “Muitas vezes, as pessoas têm algum problema que não tem nada a ver com matemática a priori, mas, quando começamos a raciocinar de uma forma lógica e matemática, é possível resolver esse problema sem nem mesmo utilizar fórmulas ou contas, já que o raciocínio matemático está ali, embutido na mente. Aliás, é isso que queremos que o estudante desenvolva. Menos fórmulas e mais raciocínio lógico. O raciocínio matemático construtivo”.
Devido a sua relevância para toda a comunidade, a OLM recebeu o Prêmio Destaque em Extensão, Categoria Extensão e Cultura, durante o 19º Congresso de Extensão (Conex/UFLA).
Confira como foi a premiação da 7ª OLM e acesse as fotos do evento.
Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para saber mais e conhecer alguns dos envolvidos no projeto: