Estudantes internacionais da UFLA atuam como voluntários no Cedet
Quatro estudantes estrangeiros da Universidade Federal de Lavras (UFLA) têm realizado atividades voluntárias no Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (Cedet) de Lavras, compartilhando com jovens lavrenses seus conhecimentos em inglês, francês e espanhol. Além de transmitir os conteúdos linguísticos de gramática, vocabulário e comunicação oral, os voluntários têm promovido um intercâmbio cultural, apresentando aspectos de seus países de origem e incentivando a curiosidade dos alunos sobre outras culturas.
Participam da iniciativa os estudantes Ophelia Rhema (nacional do Gabão e estudante do curso de Administração), Batiel Ostinvil (do Haiti e estudante de mestrado em Fisiologia Vegetal), Joselin Chanta (do Peru e doutoranda em Agronomia/Fitopatologia), e Saide Muapizera (de Moçambique e mestrando em Ciência do Solo).
Segundo Ophelia, viver longe da família e dos amigos é um grande desafio, e o voluntariado no Cedet tornou-se uma forma de conhecer novas pessoas e superar a distância e a saudade da sua terra natal. “As aulas se tornaram uma oportunidade de interação. Os alunos não apenas aprendiam francês, mas também passavam a conhecer mais sobre o meu país, a minha cultura e as tradições africanas, tornando essas trocas culturais especialmente significativas”.
Para o moçambicano Saide Muapizera, as aulas de inglês por ele ministradas têm sido enriquecedoras tanto para a sua própria formação pessoal como também para a sua formação profissional. “No meu trabalho voluntário, tenho ministrado aulas de inglês e aproveitado a oportunidade para compartilhar aspectos da rica cultura africana com os estudantes. Essa troca não apenas amplia os horizontes dos alunos, mas também fortalece o entendimento e a valorização da diversidade cultural”, afirmou.
O mestrando Batiel Ostinvil garante que também tem aprendido com essa experiência de voluntariado. “Tenho desenvolvido habilidades de ensino, melhorado meu domínio da língua portuguesa e, ao mesmo tempo, vivido oportunidades de enriquecimento cultural”.
Segundo a doutoranda Joselin Chanta e o mestrando Saide, o Cedet é um ambiente comprometido com a transformação social, utilizando a educação como ferramenta transformadora. “Gostaria de expressar meu profundo respeito pela missão do Cedet e pela dedicação de sua equipe, além dos outros voluntários, que fazem deste espaço um verdadeiro catalisador de talentos. Estou ansioso para continuar contribuindo e participando das atividades promovidas pelo Centro. Recomendo esta experiência a todos que têm interesse em ensinar e aprender, pois o impacto positivo é imensurável, tanto para quem compartilha quanto para quem recebe conhecimento”, concluiu Saide.
Sobre o Cedet
O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento foi fundado em Lavras em 1993 pela educadora Zenita Guenther. Ele objetiva oferecer uma formação complementar para alunos talentosos. Atrelado à Secretaria Municipal de Educação de Lavras e gerido pela Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (Aspat), o Cedet atende cerca de trezentos alunos.
Para ser um voluntário, entre em contato através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (35) 3694-4180.