Democracia, direitos humanos e liberdade religiosa foram tema de encontro inter-religioso
No domingo (19/1), ocorreu na Casa dos Conselhos o “Encontro Inter-religioso: democracia, direitos humanos e liberdade religiosa”. A data foi escolhida em referência ao Dia Mundial da Religião, sempre celebrado no terceiro domingo de janeiro, e ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei nº 11.635/2007 para ser celebrado em 21/1, em homenagem a Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos – conhecida como Mãe Gilda, que foi vítima de intolerância religiosa no final de 1999.
O evento propôs reflexões com a comunidade lavrense sobre a importância de ações de combate à intolerância religiosa. A programação contou com uma palestra da advogada Elaine de Carvalho Sandim, sobre as legislações referentes à liberdade religiosa e à intolerância religiosa. Em seguida, ocorreu uma Roda de Conversa com a participação dos presentes e de representantes de diversas religiões de Lavras.
Durante a conversa, houve o relato do Pai Tallyson de Ogum (zelador do Castelo São Jorge Nagô) e de Rodrigo de Xangô (Pai Pequeno na Tenda Umbandista Templo de Oxalá), que foram vítimas de intolerância religiosa, denunciaram o caso, e buscaram justiça e reparação pelos danos sofridos. Também houve o relato de convivência inter-religiosa entre o Babalorisa Leandro de Òsanyìn (zelador do Ilé Asé Igbó Onisegun) e sua mãe, a Maria Justina (da Igreja Pentecostal Vivendo em Cristo).
O evento foi organizado pelo Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa, e teve o apoio da Casa dos Conselhos.