Minicurso sobre enfrentamento à Violência Doméstica e Gênero capacita equipe da Prape/UFLA
Na última segunda-feira (24/3), foi concluído o minicurso “Capacitação para o enfrentamento à violência doméstica, gênero e diversidade”, promovido pelo projeto de extensão Promovendo a Articulação da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica (Pare). A formação, que teve início 3 de fevereiro, foi mediada pelas professoras do curso de Direito Ana Luíza Garcia Campos e Letícia Dyniewicz, e foi dividida em dois módulos: “Gênero, Diversidade e Assédio” e “Lei Maria da Penha, e Rede de Enfrentamento à violência doméstica - escuta e acolhimento”.
O módulo dois contou com apresentações dos alunos Victor de Almeida Barreto e Ana Luíza Tavares, que abordaram, respectivamente, a Lei Maria da Penha e o enfrentamento do assédio. Victor abordou os diferentes tipos de violência doméstica — física, psicológica, sexual, patrimonial e moral — e destacou que a violência é um mecanismo de manutenção da assimetria de poder entre os gêneros. Ana Luíza complementou, ressaltando que o assédio também decorre dessa desigualdade.
O evento contou com a participação de colaboradores da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape). Segundo a coordenadora de Saúde da Prape, Thaís Emmanuelle Mesquita Hermes Faria, “a iniciativa busca capacitar a Prape com informações essenciais para aprimorar o suporte aos estudantes, por meio de melhorias nas condutas e na aplicação das políticas internas.”