Universidade realiza a abertura oficial do VI UFLA Faz Extensão com homenagens aos profissionais da saúde de Lavras
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) deu início, nesta segunda-feira (7/4), nos câmpus de Lavras e São Sebastião do Paraíso, à sexta edição do UFLA Faz Extensão. O evento, organizado anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), tem como objetivo promover o diálogo entre a Universidade e a sociedade. De forma inédita, a abertura desta edição coincidiu com o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. Para marcar a data, o evento prestou uma homenagem especial aos profissionais da saúde de Lavras que completaram 50 anos de relevantes serviços prestados à saúde da população.
Ao longo de toda a semana, centenas de pessoas devem participar de ações sociais, oficinas, palestras, rodas de conversa, minicursos, workshops, apresentações artístico-culturais, entre outras das mais de 100 atividades que envolvem todas as áreas do conhecimento presentes na Universidade.
O coordenador de Cursos e Eventos da Proec e também coordenador do UFLA Faz Extensão, professor Joaquim Quinteiro Uchôa, comemorou o sucesso já registrado no primeiro dia do evento. “Essa é a primeira vez que realizamos o evento ao longo de toda uma semana. Tivemos uma grande adesão por parte da comunidade universitária e já estamos recebendo relatos e retornos positivos de algumas das atividades que ocorreram. Isso nos dá uma enorme satisfação e reforça a importância de promover um evento dessa magnitude”, destacou.
Entre os participantes dos cursos do UFLA Faz Extensão estão pessoas de diversas cidades próximas a Lavras, como é o caso de Fabiana de Moura Pinto Dias, presidente da Associação das Mulheres Agricultoras de Perdões (Amagri). “Nós procuramos a Universidade com o objetivo de agregar valor aos nossos produtos e entregar verduras, frutas e legumes com ainda mais qualidade para as escolas e para a feira livre de Perdões. Vivemos da agricultura familiar e queremos aproveitar essas oportunidades. Participamos deste curso de Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças e vamos participar de outros, levando para as agricultoras o conhecimento de que elas podem transformar o que cultivam na roça ou na horta de casa em produtos com maior valor agregado. É um alimento que pode, inclusive, proporcionar mais qualidade de vida para quem o consome”, destacou Fabiana.
As atividades do VI UFLA Faz Extensão seguem até o próximo domingo (13/4). A programação completa do evento está disponível no site: proeec.ufla.br/fazextensao.
Homenagem aos profissionais da Saúde
Profissionais de diversas categorias da área da saúde de Lavras foram homenageados pela UFLA, em reconhecimento à relevância de suas trajetórias e contribuições para o município. Ao longo de suas carreiras, esses profissionais participaram de programas de saúde de diferentes gestões, sempre se adaptando às inovações científicas e tecnológicas que transformaram os cuidados em saúde. Além disso, acompanharam de perto as mudanças nas condições de vida, saúde e perfil de doenças da população, vivenciando diferentes fases do desenvolvimento socioeconômico de Lavras e do Brasil.
A homenagem foi uma iniciativa conjunta do Programa de Mestrado em Educação Científica e Ambiental, do projeto Memórias UFLA, do Encontro de História da UFLA, do arqueólogo Gabriel Arrial e de historiadores de Lavras, com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
Para o coordenador do evento de homenagens aos Profissionais de Saúde de Lavras, professor José Alberto Castro Nogales Vera, a iniciativa reafirma o compromisso da UFLA com a valorização, o reconhecimento e o aperfeiçoamento dos recursos humanos nas áreas da saúde e assistência social. “Iniciamos um estudo sobre a ciência em Lavras e, dentre as várias vertentes analisadas, destacamos o cuidado com a saúde da população. Estudamos a história local e descobrimos, por exemplo, que já existiu uma escola de enfermeiras na cidade, além dos primeiros farmacêuticos que aqui atuaram. A partir dessa análise histórica, começamos a perceber a importância de reconhecer e valorizar esses profissionais que fizeram parte dessa trajetória”, explicou o professor.
Para o reitor em exercício da UFLA, professor Teodorico de Castro Ramalho, a iniciativa reforça a parceria da Universidade com a sociedade. “É realmente gratificante ver a comunidade presente dentro da UFLA, participando de um momento tão especial, em homenagem a essas figuras tão importantes da nossa sociedade. São profissionais da área da saúde com mais de 40, 50 anos de carreira, dedicando-se ao cuidado e ao bem-estar de todos. Essa iniciativa representa uma convergência muito positiva de esforços e valores, que fortalece o vínculo da Universidade com a comunidade e reconhece quem tanto contribuiu ao longo da vida”, destacou o reitor.
Entre os homenageados da noite estiveram enfermeiras, bioquímicos, dentistas, farmacêuticos e médicos, como o Dr. Décio Vieira de Alvarenga, que se sentiu honrado com a lembrança. “Eu entendo essa homenagem não apenas como um reconhecimento a mim, mas a todos esses profissionais que dedicaram tantos anos de trabalho à comunidade. No meu caso, sempre acreditei que medicina não é apenas uma profissão, é uma opção de vida”, destacou.
Já o dentista Nathanael Ricardo, que atuou por impressionantes 70 anos na Odontologia, recebeu com alegria e emoção a honraria. “A Odontologia foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Passei a vida feliz fazendo o que amo. Fui criado na roça e, na época, decidi fazer Odontologia porque precisava. Hoje, me sinto imensamente feliz e realizado, enriquecido pelas experiências que vivi”, compartilhou.
As homenagens realizadas durante o VI UFLA Faz Extensão reforçam o papel da Universidade como um espaço de memória, valorização e diálogo com a sociedade. Ao reconhecer a história e o legado dos profissionais da saúde de Lavras, a UFLA reafirma seu compromisso com a construção de vínculos que integram ciência, educação, cultura e respeito à trajetória daqueles que dedicaram suas vidas ao cuidado com as pessoas.
Confira todas as fotos do evento clicando na imagem abaixo.