Em parceria com o CERN, IX Masterclasses “Hands on Particle Physics” mobiliza centenas de estudantes
Cerca de 380 estudantes do Ensino Médio e seus professores participaram, no dia 10/4, do "IX International Masterclasses – Hands on Particle Physics na UFLA", realizado no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento integra um programa internacional de divulgação científica promovido pelo International Particle Physics Outreach Group (IPPOG), em parceria com o European Organization for Nuclear Research (CERN), com o objetivo de aproximar jovens e educadores do universo da Física de Altas Energias.
A proposta é oferecer aos estudantes a oportunidade de vivenciar o cotidiano da pesquisa científica, utilizando dados reais obtidos nos experimentos do Large Hadron Collider (LHC), maior acelerador de partículas do mundo, localizado em Genebra, na Suíça. Durante o evento, os participantes realizam análises semelhantes às feitas pelos cientistas do CERN, com o apoio de pesquisadores brasileiros que atuam diretamente nas colaborações internacionais.
Na UFLA, o evento é coordenado pelo professor Luiz Cleber Tavares de Brito, do Instituto de Ciências Naturais (ICN), com o apoio da professora Marcia Begalli, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coordenadora nacional do Masterclasses. A programação incluiu, além da palestra e das análises de dados, uma videoconferência simultânea com estudantes do Egito, Eslováquia, Marrocos e Emirados Árabes Unidos, com moderação de pesquisadores do CERN. O evento foi encerrado com uma visita virtual ao CERN, transmitida ao vivo diretamente de Genebra.
O Masterclasses é realizado simultaneamente em mais de 55 países, envolvendo cerca de 13 mil estudantes a cada edição, com apoio de aproximadamente 220 universidades e instituições de pesquisa. Desde a primeira edição na UFLA, realizada em 2016 com apenas 90 estudantes, o Masterclasses cresceu de forma significativa, mobilizando escolas de 15 cidades da região.
“Estamos muito felizes em ver a UFLA cumprindo seu papel na formação desses jovens, nesse projeto de discussão que estamos desenvolvendo. Esse é um evento que fazemos há nove anos na Universidade, e ele tem crescido ao longo do tempo. Temos visto um envolvimento cada vez maior dos professores e dos estudantes, que se tornaram, de fato, nossos parceiros no desenvolvimento do projeto”, afirma o professor Luiz Cleber.