Ir direto para menu de acessibilidade.
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Evento celebrou Lei de Libras e outras conquistas da comunidade surda

Escrito por Gláucia Mendes | Publicado: Quarta, 23 Abril 2025 11:35 | Última Atualização: Quarta, 23 Abril 2025 11:47
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras da Universidade Federal de Lavras (Faelch/UFLA) promoveu o evento “Celebração Nacional de Libras”, em comemoração ao aniversário da Lei n° 10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação e expressão. O evento foi realizado na terça-feira (22/4), no Salão de Convenções.

O professor de Libras da UFLA, Tales Douglas Nogueira, ministrou uma palestra sobre a luta e as conquistas da comunidade surda. Entre os avanços alcançados na área da educação, destacou a aplicação do Enem em Libras, por meio de videoprova, a partir de 2021; a contratação de intérpretes em instituições federais de ensino e a formação de professores bilingues e tradutores intérpretes.

Tales ressaltou, no entanto, que ainda há muito a conquistar em termos de acessibilidade, como a ampliação da oferta de escolas bilingues. “Libras é o pilar da comunidade surda, é sua primeira língua. Mas temos também o direito a aprender o Português como segunda língua, na modalidade escrita”.

No evento, estudantes surdos da UFLA também contaram com um momento para compartilhar suas vivências na universidade. Cinco graduandos, de diferentes áreas do conhecimento, expressaram sua felicidade em cursar uma universidade pública, relataram os desafios enfrentados no cotidiano e as estratégias adotadas para ajudar na aprendizagem.

Entre as melhorias que podem contribuir com o dia a dia dos surdos na Universidade, a estudante Maria Vitória, do oitavo período de Nutrição, destacou a disseminação da Língua Brasileira de Sinais. “É importante que as pessoas aprendam o básico de Libras, para facilitar a comunicação conosco”, afirmou. 

A Lei 10.436, sancionada em 24 de abril de 2002, é considerada um importante marco na inclusão da comunidade surda, ao assegurar o direito à comunicação em Libras em diversos contextos, como no sistema educacional.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção