Estudante e atleta da UFLA é prata no Sul-Americano de Atletismo e campeonato reforça impacto do projeto CRIA
A estudante da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e atleta Jaíny Suellen representou o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, realizado em Mar del Plata, na Argentina, entre os dias 25 e 27 de abril. Competindo entre os melhores atletas do continente, Jaíny alcançou a 5ª colocação nos 400 metros rasos e conquistou a medalha de prata no Revezamento 4x400 metros feminino, ao lado das atletas Anny de Bassi, Tiffani Marinho e Letícia Nonato.
Jaíny integra a equipe do Instituto Elisângela Maria Adriano (Clube IEMA), de São Caetano do Sul, e treina diariamente na pista de atletismo da UFLA, sob a supervisão do treinador Pablo Ramon Domingos. Ela é integrante do projeto de extensão CRIA Lavras Atletismo, que alia esporte, ensino e inclusão social e também faz parte do Programa Atleta de Alto Rendimento da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec).
Além de Jaíny, outros três atletas com origem no CRIA Lavras Atletismo também obtiveram destaque na competição continental:
- Elton, vice-campeão no salto triplo, conheceu o projeto ainda em sua cidade natal, Bom Sucesso (MG), por meio de uma iniciativa pedagógica da disciplina Esportes Individuais II (Atletismo), ministrada pelo professor Fernando Roberto de Oliveira. A experiência nas aulas práticas e a participação no Festival de Atletismo da UFLA contribuíram para sua mudança para Lavras em 2018, onde desenvolveu sua carreira esportiva.
- Pedro de Oliveira, medalha de bronze no decatlo, foi o ponto de partida para a criação do projeto. Filho do professor Fernando, Pedro manifestou o interesse em praticar atletismo, o que motivou o docente a iniciar o CRIA. Atualmente, Pedro vive em São Paulo, onde treina com estrutura adequada para sua prova, mas segue envolvido com o projeto como vice-presidente da Associação Fernando Roberto de Oliveira.
- Eduardo Ribeiro Moreira (Dudu), campeão dos 800 metros rasos, iniciou sua trajetória no projeto ainda criança. Com talento identificado precocemente e inspirado pelo desempenho da irmã mais velha, Dudu destacou-se desde os primeiros anos de competição. Desde 2019, treina com Clodoaldo do Carmo, no Esporte Clube Pinheiros.
Para o treinador Pablo Ramon, os resultados obtidos por Jaíny e pelos demais atletas reforçam a importância de ações de extensão que dialogam com o ensino e a pesquisa. “Projetos como o CRIA são fundamentais para revelar talentos, formar cidadãos e consolidar a universidade como espaço de transformação social”, afirma.
Fotos: Gustavo Alves - CBAT