'O Médico Saltador' reestreia com nova energia e público fiel
No sábado (12/5), o Grupo Teatro Construção reestreou o espetáculo “O Médico Saltador” no Salão de Convenções da UFLA. Escrita em 1645 por Molière, a peça segue as aventuras de Sganarello em sua missão de unir seu patrão à mulher amada. O espetáculo, que ficou em cartaz por 13 anos, retorna aos palcos de Lavras com público cativo. Na noite de sábado, uma fila extensa se formou do lado de fora do salão com adultos e crianças esperando o horário de entrada.
Em meio a esse público estava a aluna do Teatro Construção Alice Coutinho Andrade. A garota de 11 anos contou que não perdeu nenhuma apresentação de “O Médico Saltador” até o momento. “Eu fui em todos os lugares em que eles se apresentaram. Amo teatro o mesmo tanto que eu amo ser atriz”. Ela estava acompanhada de sua mãe, Aline Coutinho Barbosa. “Eu, sempre que posso, apoio manifestações culturais como essa aqui em Lavras, porque são escassas”, comentou Aline, e completou: “temos que valorizar e apoiar o empenho do Teatro Construção, que reergueu essa peça, pouquíssimo tempo depois das apresentações da peça Família Adams.”
O diretor de Movimento do Teatro Construção, Douglas Salgado, ressaltou que muita coisa mudou da peça original para essa estreia. “Da peça que ficou 13 anos em cartaz, nós utilizamos apenas o cenário. Os figurinos e as maquiagens são todos novos. E o elenco também. Apenas nossa diretora, Rafaela Anielly, era do elenco original”. Douglas contou que foram poucas semanas para levantar o espetáculo. “Foram ensaios extras intensos. Vários contextos de cena mudaram. Estamos orgulhosos da nossa preparação, principalmente por ela ter sido tão curta.”.
Ao longo de 50 minutos de apresentação, o elenco tirou boas risadas do teatro lotado. A diretora da produção, Rafaella Anielly, destaca a emoção de retornar aos palcos nessa peça, agora na direção e encarnando outra personagem. “Com alegria, apresentamos novamente "O Médico Saltador" para uma plateia que lotou o Centro de Convenções da UFLA — um espaço pelo qual temos imenso carinho, pois já foi palco de muitos dos nossos espetáculos. Esta montagem foi fruto do trabalho coletivo do grupo: eu mesma assumi a costura, outros membros cuidaram da sonoplastia e iluminação, das perucas. Estamos entusiasmados com essa nova fase e aproveito para anunciar, em primeira mão, a estreia do nosso próximo espetáculo infantil: Vida de Brinquedo! Em breve teremos as datas divulgadas.”
A apresentação foi uma ação do Projeto Vivência Cultural, iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da UFLA (Proeec).