Ir direto para menu de acessibilidade.
NAF COMEX

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFLA inaugura novas instalações e frente de trabalho relacionada ao comércio exterior

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Quinta, 15 Mai 2025 13:56 | Última Atualização: Segunda, 19 Mai 2025 16:05
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) prestará mais um serviço à comunidade por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). Nessa terça-feira (13/5), foi inaugurada a expansão do Núcleo, com a ampliação de seu espaço físico, o que vai possibilitar o início do terceiro eixo de atuação da equipe: apoio e orientações relacionadas ao comércio exterior (NAF Comex). A iniciativa busca beneficiar microempreendedores individuais e outros públicos interessados em ampliar mercados por meio da exportação. 

O NAF é uma ação de extensão universitária. Foi inaugurado em 2023 como fruto de uma parceria entre a UFLA e a Receita Federal. Seu objetivo é proporcionar atendimento gratuito à comunidade sobre temas fiscais, contábeis e previdenciários, e ao mesmo tempo, constitui espaço de formação para que estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso. Atualmente o NAF envolve a participação de 30 estudantes dos cursos de Administração, Administração Pública e Direito. A nova frente de atuação relacionada ao comércio exterior (NAF Comex), coordenada pela professora do Departamento de Administração e Economia (DAE) Juciara Nunes de Alcântara, une-se agora ao NAF Fiscal, coordenado pelos professores do Departamento de Administração Pública (DAP) Érica Suelen do Nascimento e Janderson Martins Vaz, e ao NAF Previdenciário, coordenado pelo professor do Departamento de Direito (DIR) Rainer Bonfim. 

Estudantes, servidores e convidados externos participaram da programação
Estudantes, servidores e convidados externos participaram da programação, que incluiu fala de autoridades e palestra sobre comércio exterio.

“O NAF vem desempenhando um trabalho de excelência e agora assume mais este desafio do Comex, porque a Receita acreditou no potencial da nossa Instituição, e nossa Instituição acredita no potencial de cada professor, cada coordenador, e eles, por sua vez, aceitaram a missão porque acreditam no potencial de cada um dos nossos estudantes que estão aqui. Abraçamos, todos, essa oportunidade de suporte à nossa população”, disse o reitor em exercício da UFLA, professor Jackson Antônio Barbosa, durante a cerimônia.

A programação incluiu o descerramento da placa que identifica as novas instalações do NAF Comex e NAF Fiscal, no Bloco I do DAE. O NAF Previdenciário permanece funcionando no prédio do Departamento da Administração Pública (DAP), na Avenida Sul. Participaram do ato, além do reitor em exercício da UFLA, o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, professor Carlos Eduardo Silva Volpato; o diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA), professor Francisval de Melo Carvalho, e os coordenadores do NAF. Pela Receita Federal, participaram o delegado-adjunto, auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; o chefe da agência da Receita Federal em Lavras, a analista tributária Sandra Cristina Avelar Rabelo e o chefe da agência da Receita Federal em Itajubá, o auditor-fiscal Sérgio Antônio da Silva. 

A professora Juciara lembrou a todos que o NAF foi inaugurado há exatos dois anos, em 12 de maio de 2023. “Nesse tempo, temos trabalhado para sermos agentes do desenvolvimento social, e essa expansão é mais um passo para o fortalecimento dos microempreendedores individuais”, disse. O diretor da FCSA também destacou o sucesso do trabalho que vem sendo realizado. “O NAF envolve os três departamentos da nossa unidade e é uma iniciativa que segue o DNA da UFLA, instituição que tem a marca de empreender ações de excelência”, comentou, agradecendo pelo trabalho dos coordenadores e pela parceria da Receita. Já o professor Volpato enfatizou o caráter extensionista do trabalho do NAF, e a importância dessa interação com a população.

Representando a Receita Federal, o delegado Henrique Viegas Cunha destacou a importância do lado humano dos atendimentos feitos no NAF e ressaltou que os microempreendedores individuais, público do NAF Fiscal, poderá também expandir suas oportunidades por meio do NAF Comex. 

Espaço físico no DAE abrigará trabalhos do NAF Comex e NAF Fiscal
Espaço físico no DAE abrigará trabalhos do NAF Comex e NAF Fiscal.

O encerramento do evento contou com uma palestra proferida pelo diretor da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros), Marcelo Antônio Belisário. O qual falou sobre o trabalho dos despachantes aduaneiros, procedimentos de exportação, desafios e perspectivas do serviço aduaneiro, reforçando as vantagens da atividade exportadora para as empresas.

Para ter acesso aos serviços do NAF Comex, os interessados podem entrar em contato pelo whatsapp (35) 9272-0083, pelas redes sociais (@naf_ufla) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. 

São três linhas principais de ação previstas no Comex: uma delas será de capacitação, com promoção de cursos sobre comércio exterior, de oficinas de empreendedorismo internacional, treinamentos em legislação aduaneira e tributária, e gestão fiscal e tributária no comércio exterior; outra linha será de consultoria, com orientação sobre a legislação aduaneira, consultoria em documentação de exportação e importação, apoio na obtenção de incentivos fiscais; a produção de conteúdo informativo sobre o tema também será uma das linhas.

Acesse o álbum de fotos

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção