“UFLA Runners” celebra 10 anos de história promovendo saúde e integração por meio da corrida
Há dez anos, um grupo de corredores começava a transformar o câmpus da UFLA em um espaço de saúde, acolhimento e integração. O “UFLA Runners”, projeto de extensão que incentiva a prática da corrida de rua, celebra em 2025 sua primeira década com foco no combate ao sedentarismo e na promoção do bem-estar entre estudantes, servidores e a comunidade externa.
A iniciativa teve início em 2015, quando o técnico-administrativo da UFLA Wendel de Souza Pernambuco, recém-chegado a Lavras, viu no câmpus o cenário ideal para reunir pessoas em torno da prática esportiva. Inspirado por experiências anteriores com grupos de corrida e com o desejo de incentivar hábitos saudáveis, o servidor passou a planejar a formação de um grupo. “Quando cheguei em Lavras, me deparei com essas vias, com esse câmpus maravilhoso. Já trazia essa vivência da minha cidade e surgiu a ideia. Depois, buscamos as pessoas certas e logo participamos da nossa primeira corrida juntos, a ‘Volta da Pampulha’, com cinco integrantes”, relembra Wendel.
Desde as primeiras atividades, o “UFLA Runners” tem impactado positivamente a vida de dezenas de participantes. De acordo com o atual coordenador do projeto, professor Francisco de Assis Manoel, da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA), o principal objetivo é possibilitar que mais pessoas conheçam e vivenciem a prática da corrida, com todos os seus potenciais efeitos benéficos para a saúde e o bem-estar, que incluem melhoria no sistema cardiorrespiratório, diminuição de doenças crônicas e redução de estresse.
A rotina de treinos é cuidadosamente planejada, com atenção às necessidades individuais dos participantes. Segundo Letícia do Carmo de Paulo, estudante do bacharelado em Educação Física e monitora do projeto, os treinos são previamente organizados, mas sempre ajustados conforme o perfil de cada um. “À medida que os alunos chegam, fazemos as adaptações necessárias. Se alguém apresenta alguma patologia, conseguimos modificar os exercícios no momento da prática. Para os iniciantes, realizamos uma conversa preparatória e oferecemos todo o suporte possível, sempre respeitando as atividades programadas para o dia e as necessidades de cada participante.”
Mais do que incentivar a prática esportiva, o “UFLA Runners” se tornou, ao longo dos anos, um verdadeiro espaço de convivência, apoio mútuo e fortalecimento de vínculos. Para muitos participantes, a corrida foi apenas o ponto de partida para algo maior. A professora do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA) Angélica Sousa da Mata, que participa do projeto desde seu início, resume bem esse sentimento. “Não somos apenas um grupo de corrida. Nós criamos laços de amizade, uma verdadeira família, em que um ajuda o outro. E é uma integração muito bacana, com muita motivação, com muita alegria. Para mim é tudo de bom.”
Para comemorar seus 10 anos, o grupo prepara uma série de ações: encontros especiais, exposição sobre a trajetória do projeto e a tradicional corrida Gammon-UFLA, um dos eventos mais aguardados. A celebração busca envolver tanto a comunidade interna da Universidade, quanto o público externo, reforçando os pilares que sustentam o projeto: saúde, amizade, superação e pertencimento.
Para participar do “UFLA Runners”, entre em contato com a equipe pelo perfil no Instagram @uflarunners. A iniciativa é gratuita e aberta a todos.
Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para saber mais sobre o projeto:
Texto: Jovana César. Revisão: Samara Avelar e Claudinei Rezende.


