Receita Federal homenageia UFLA por parceria em projetos
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi mais uma vez homenageada pela Receita Federal. Na quinta-feira (29/5), representantes da UFLA estiveram presentes em evento promovido pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Varginha, pelo qual houve o reconhecimento do trabalho dos órgãos públicos que atuaram como seus parceiros em 2024. Os reconhecimentos estenderam-se também a auditores fiscais, analistas tributários e servidores da Receita Federal que se destacaram no desempenho de suas funções.
Seja nos projetos de descaracterização de materiais apreendidos pela Receita Federal, seja pela atuação do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) ou por outros projetos específicos, a UFLA mantém uma parceria de longo prazo com a instituição. Representando a Reitoria no evento, a professora da Escola de Engenharia Luana Elis de Ramos comenta a importância da continuidade dessas iniciativas. "Senti-me imensamente feliz por representar a UFLA. Este trabalho sólido, profissional e profícuo realizado em conjunto é motivo de orgulho para todos nós. Que essa união permaneça e tenha vida longa, para continuar dando frutos e benefícios que retornam, das mais variadas formas, para toda a sociedade", diz Luana, que integra uma equipe da Universidade responsável pelo projeto “Estudo Técnico Jurídico para concessão de adicionais ocupacionais”.
Também participaram da cerimônia os professores da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA) Juciara Nunes de Alcântara, Erica Suelen do Nascimento e Janderson Martins, e o estudante Pedro Freire, todos integrantes do NAF/UFLA. NAF foi inaugurado na UFLA em 2023 e é fruto de uma parceria com a Receita Federal, que objetiva proporcionar atendimento gratuito à comunidade sobre temas fiscais, contábeis e previdenciários, e ao mesmo tempo, constitui espaço de formação para que estudantes coloquem em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso.
Outro membro da UFLA homenageado foi o professor da Escola de Engenharia Sandro Pereira da Silva, pela atuação no Programa Além do Horizonte. O programa já passou por quatro ondas, uma por ano, sempre com a presença da UFLA. "Dentro do programa, foram vários projetos de descaracterização de produtos, e muitas outras instituições de ensino de todo o país foram se juntando às iniciativas. Inúmeras soluções vieram daí, como a conversão de TVs box em equipamentos de reconhecimento facial, de integração com o SUS para cadastro de pacientes, de robótica nas escolas, agricultura inteligente e muitos outros. Foram 52 projetos ao todo, muitos já sendo replicados. É muito emocionante ver as crianças que não têm acesso à informática trabalhando com robótica nas escolas, por exemplo. Resumindo: isso significa que nós, servidores federais, estamos fazendo nosso papel de servir", avalia.
Além da UFLA, são ainda parceiros nas ações e foram homenageados o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas), a Universidade Federal de Alfenas (Unifal), a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/Varginha e Cefet Nepomuceno). Representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Bombeiros e Exército também receberam as homenagens. A cerimônia contou com a presença do delegado adjunto e auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; o delegado na RFB Joinville e auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa. o prefeito de Varginha Leonardo Ciacci; a chefe do atendimento da Receita Federal em Minas Gerais Cristiane Balieiro Abgussen e a representante de Cidadania Fiscal da Receita Federal em Minas Gerais, Ana Cristina Latarola.
Fotos: Ivanei Salgado (Comunicação Unifal)