“Música na UFLA” estreia com recital na Biblioteca Universitária
Na quinta-feira (29/5), ocorreu a primeira apresentação do projeto “Música na UFLA”, iniciativa cultural promovida pelo Centro de Cultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O público foi agraciado com sete apresentações, entre elas: solos, duos e trios. Os artistas performaram músicas famosas como La vie en rose, de Édith Piaf, e Por una cabeza, de Carlos Gardel.
O recital foi realizado em um lugar inusitado: a Biblioteca Universitária (BU). A diretora da BU, Tatiana Alves de Oliveira e Silva, gostou da proposta assim que a recebeu. “Quando o maestro e o Lucas me procuraram para avaliar a possibilidade de trazer o primeiro ‘Música na UFLA’ para a BU, eu achei inédito e uma oportunidade interessante para quebrar o protocolo, porque, sim, a Biblioteca é um lugar de silêncio, mas ela é, acima de tudo, um lugar de cultura”, ressaltou Tatiana.
Entre os presentes, estava um trio de amigas que cursam Administração: Geovana Cristina Aureliano, Kesia Xavier Oliveira e Eleiza Nascimento da Cruz. As alunas comentaram que souberam sobre o evento naquele mesmo dia. “As pessoas estavam falando sobre o recital lá na cantina, e eu vim de curiosa”, comentou Geovana. Késia afirmou que era sua primeira vez assistindo a uma apresentação da Orquestra de Cordas da UFLA. “É a minha primeira vez, e eu comparecerei em outras, porque eu gosto muito de música clássica”, destacou a estudante. Eleiza acrescentou, dizendo que esta é uma forma muito legal de levar a música clássica para os alunos da UFLA. “Nós tentamos sempre participar dos eventos culturais da Universidade.”
De acordo com o atual coordenador do Centro de Cultura, Lucas Rocha Vieira, o “Música na UFLA” prevê uma série de recitais para levar apresentações dos corais e da orquestra para diferentes espaços da Instituição. “Mais do que um concerto, o projeto quer fortalecer o encontro entre a comunidade acadêmica e a música, formando novos públicos e despertando o interesse por diferentes expressões artísticas dentro da Universidade”, explicou o servidor.
Essa série de recitais é organizada pelo maestro Daniel Paes de Barros, que também faz a direção artística do projeto. A ideia é que a programação seja flexível, com apresentações em diferentes dias da semana, e em diferentes horários, como no intervalo do almoço e no período noturno. A proposta de que cada edição aconteça em um espaço diferente da Universidade, visando criar esse encontro com o público, mesmo que de forma inesperada. E, como são apresentações acústicas, sem uso de caixa de som, elas vão ser realizadas principalmente em espaços fechados, para viabilizar a escuta.
É possível acompanhar as iniciativas do Programa Institucional de Música do Centro de Cultura pelo Instagram @musicanocentrodecultura. As demais atividades do Centro de Cultura podem ser acompanhadas pelo Instagram geral @centrodeculturaufla e pelo site www.centrodecultura.ufla.br.