Ir direto para menu de acessibilidade.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE

Proeec e Editora UFLA lançam boletim técnico sobre atuação das entidades de extensão nos ODSs da ONU

Escrito por Laís Naves | Publicado: Quinta, 05 Junho 2025 17:16 | Última Atualização: Sexta, 06 Junho 2025 11:17
Gentileza solicitar descrição da imagem

Um levantamento conduzido pela Diretoria de Difusão de Tecnologia, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão, Esportes e Cultura (Proeec), resultou, nesta semana, no lançamento do boletim técnico “Extensão e Sustentabilidade: atuação das Entidades Acadêmicas da UFLA nos ODS da ONU”. O estudo demonstrou que 15 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU para serem alcançados até 2030 foram contemplados por ações acadêmicas por meio das atividades de cerca de 60 núcleos e empresas juniores da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O boletim foi lançado pela Editora UFLA e está disponível no Repositório Institucional.

Escrito pelos professores Marco Aurélio Carbone Carneiro e Carlos Eduardo Volpato, o documento detalha os projetos das entidades que estão em sintonia com os ODS. São ações que buscam erradicar a pobreza, proteger o planeta e alcançar outras metas do desenvolvimento sustentável. O boletim materializa a contribuição da UFLA para a construção de uma sociedade mais justa e demonstra como a Universidade tem integrado os ODS às suas atividades, identificando as principais áreas de atuação, os impactos gerados, as lacunas existentes e as oportunidades de aprimoramento nas ações.

Dos 60 núcleos, dez atuam em projetos que visam a promover a agricultura sustentável e a fome zero (ODS 2), como o Naqua (com aquaponia), o Nesf (com palestras sobre soja e feijão), e o GEN (com eventos em genética de plantas). Nas ações voltadas à saúde e bem-estar (ODS 3), nove grupos se destacam, como o Nefel (com o projeto VetVacina), o NenucliI (com triagens nutricionais), e o Cannabis UFLA (com palestras sobre uso medicinal). 

A promoção da educação de qualidade (ODS 4) é abordada por nove núcleos, entre eles: o Nefer (com palestras em microbiologia), a Preserva Jr. (com ações de educação ambiental) e o Nemac/Nepron (com projetos com a Apae). Os projetos que envolvem o trabalho decente e crescimento econômico (ODS 8) contam com quatro núcleos atuantes, como o Nutran, Incubacoop, Agritech UFLA e  NEPC. Já o ODS 15, que promove a vida terrestre e a conservação da biodiversidade, tem como destaque o Geas (com atendimento a animais silvestres) e o Nemas (com palestras em herpetologia).

Além disso, ações pontuais alcançam outros ODS, como o ODS 6 (água potável e saneamento), com destaque para as análises de água realizadas pela ProcEQ Jr.; o ODS 12 (consumo e produção responsáveis), com iniciativas como o projeto “Troque o Vidro pelo Verde”, do Nesamb; e o ODS 13 (ação contra a mudança climática), com atividades de monitoramento ambiental desenvolvidas pelo Nepuai. Apesar da diversidade temática, o estudo revelou oportunidades para expansão nas ações ligadas aos ODS 5 (igualdade de gênero) e 17 (parcerias e meios de implementação). 

Para conferir a atuação de todas as entidades de extensão, acesse o Boletim.

Um dos autores do levantamento, professor Marco Aurélio Carbone Carneiro, destaca que a importância desse boletim vai além dos dados. “Essa publicação representa um marco de planejamento estratégico, transparência institucional e compromisso público com o desenvolvimento sustentável. Mais do que um diagnóstico, o boletim funciona como ferramenta para estimular novas parcerias, corrigir lacunas e inspirar outras universidades a adotarem práticas semelhantes. Trata-se de um exemplo concreto de como a extensão universitária pode ser transformadora, conectando saberes científicos às necessidades reais da sociedade.” 

Os próximos passos do projeto envolvem promover encontros estratégicos entre núcleos, empresas juniores e a Proeec para analisar os resultados, identificar lacunas e planejar ações futuras. Segundo o professor, é essencial estimular a criação de grupos interdisciplinares e ampliar parcerias externas, para fortalecer o impacto das iniciativas. 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção