Confira a galeria de fotos da Semana do Meio Ambiente 2025: mobilização com a sociedade em ampla programação
A Semana do Meio Ambiente 2025 foi marcada pela integração entre a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Prefeitura Municipal e diversas instituições parceiras, em uma programação voltada à educação ambiental, à cultura e ao diálogo com a sociedade. Realizada de 2 a 8 de junho, a agenda reforçou o compromisso coletivo com a sustentabilidade e mobilizou centenas de pessoas em atividades educativas e culturais.
A abertura oficial foi realizada no teatro de arena do Centro de Cultura da UFLA, com a presença da comunidade universitária, autoridades e representantes das instituições parceiras. Ao longo da semana, diversas ações envolveram o público em experiências educativas e reflexivas, em um conjunto de atividades coletivas e diversificadas. Exposições, oficinas, palestras, rodas de conversa, festival de cinema, plantio de árvores, caminhada ecológica e outras ações fizeram parte da programação.
As exposições no Câmpus Histórico e na Praça Dr. Augusto Silva ofereceram um espaço de interação e sensibilização ambiental, com estandes de núcleos de estudos e de instituições como 6ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras, Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Central de Tratamento de Resíduos de Minas Gerais (CTR), Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (Arpa), Associação dos catadores de materiais recicláveis de Lavras (Acamar), Aliança Energia, Verde Cine, Copasa e Cemig e outras parceiras. As exposições receberam a visita de crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas, incluindo a visitação nos museus Bi Moreira (MBM) e de História Natural (MHN).
No Centro de Cultura da UFLA, destaque para a mostra “Aves: um apelo à vida”, que tem a curadoria do professor aposentado Silvério Coelho. A exposição reúne quadros em aquarela acompanhados por narrativas educativas sobre a importância das aves para o equilíbrio ecológico. Também fazem parte da mostra armadilhas reais utilizadas no tráfico de animais silvestres, apreendidas pela Polícia Militar de Meio Ambiente. A proposta é oferecer uma experiência imersiva que provoque reflexões mais amplas sobre a responsabilidade socioambiental. A visitação é gratuita, das 8h às 16h30.
No dia 6/6, a comunidade universitária se reuniu no Câmpus Lavras, nas proximidades do Almoxarifado Central, para um plantio simbólico de árvores, marcando o compromisso coletivo com a preservação ambiental. A ação integrou o programa “Plantando o Futuro” e contou com o plantio de mudas de diferentes espécies, que terão continuidade ao longo do ano, respeitando os períodos mais adequados para o cultivo. Na ocasião, o diretor de Meio Ambiente da UFLA, professor Gilberto Coelho, destacou a importância da articulação institucional para a realização de uma programação ampla, participativa e acessível à sociedade, reforçando o papel da Universidade na promoção de uma cultura de responsabilidade ambiental.
O Câmpus Paraíso contará com uma programação no dia 17/6, com a realização de palestras que vão abordar práticas mais sustentáveis nas organizações e os desafios das mudanças climáticas.
Na UFLA, a Semana do Meio Ambiente foi coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), por meio da Coordenadoria de Extensão, em parceria com a Diretoria de Meio Ambiente (DMA). A programação contou com a participação de diversos departamentos e setores da Universidade, núcleos de estudos e membros da comunidade acadêmica.
📸 Clique neste link e confira alguns momentos da programação na galeria de fotos. (As fotos são da equipe da Diretoria de Comunicação, equipe dos Museus e outros setores da Universidade. Participou da programação e tem uma foto para compartilhar, manda para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto foto meio ambiente)