Roda de conversa sobre diversidade religiosa e população LGBTQIAPN+ é realizada na UFLA
Teve início, no dia 9 de junho, a série de encontros “Seminários: religiões e população LGBTQIAPN+”, promovida em alusão ao Mês do Orgulho e ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em 28 de junho. A primeira atividade, realizada no Anfiteatro do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi a roda de conversa “Sagradas Letras, Sagradas Vidas: a bíblia e a população LGBTQIAPN+”.
O encontro teve como proposta central promover uma leitura crítica e contextualizada de passagens bíblicas tradicionalmente utilizadas para justificar práticas de exclusão. A partir desse debate, buscou-se propor novas interpretações que considerem o acolhimento e o respeito à diversidade no campo religioso.
Organizada pelo Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa, em parceria com a Comunidade Presbiteriana Unida de Lavras, a roda de conversa reuniu pessoas interessadas na temática e contou com a presença de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da População LGBTQIAPN+.
A programação dos seminários segue ao longo do mês de junho, com o objetivo de ampliar os espaços de reflexão sobre espiritualidade, religiosidade e direitos humanos, em uma perspectiva inclusiva.
Foto: Rafael Castro