Ir direto para menu de acessibilidade.
FESTA JUNINA DO SOL

Projetos de extensão mobilizam comunidade para experimento com sombra no solstício de inverno - participe!

Escrito por Raíssa Raidam Lage | Publicado: Terça, 17 Junho 2025 17:35 | Última Atualização: Terça, 24 Junho 2025 14:09
Gentileza solicitar descrição da imagem

Os projetos de extensão A Magia da Física e do Universo e Festa das Estrelas mobilizam a comunidade acadêmica da UFLA e o público de Lavras e região para participar do movimento Festa Junina do Sol,  uma celebração científica e cultural do solstício de inverno no hemisfério sul.

O solstício de inverno, que ocorre de 20 a 21 de junho, marca o momento em que o Sol atinge sua menor altura no céu ao meio-dia, em razão da inclinação do eixo da Terra. Nessa data, nas cidades localizadas entre os paralelos 21°S e 22°S como Lavras, Nepomuceno, Varginha, Ribeirão Preto, entre outras, inclusive em países como Paraguai, Argentina, Moçambique, Madagascar e regiões da Austrália o ângulo de incidência solar é de aproximadamente 45,3°.

Com o Sol formando esse ângulo, a sombra de uma pessoa em pé ao meio-dia torna-se exatamente do mesmo tamanho que sua altura. Isso ocorre porque se forma um triângulo retângulo isósceles entre o corpo, o chão e o raio solar.

Esse fenômeno, simultaneamente científico e simbólico, nos convida a parar por um momento, olhar para o chão e literalmente “vestir nossa sombra”. É uma oportunidade única para refletir sobre o nosso lugar no mundo, com uma pitada de  ciência e outra de curiosidade.

Observe o fenômeno, faça uma foto e poste com a hashtag #SolstícioSuaCidade. Exemplo: #SolstícioLavras

Texto: Raíssa Raidam Lage Albino. Revisão: Ana Eliza Alvim.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção