Ir direto para menu de acessibilidade.
MAIS RECURSOS

Pré-Uni passa a integrar Rede Nacional de Cursinhos Populares e recebe investimentos de chamada pública MEC/Fiocruz

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 24 Junho 2025 14:46 | Última Atualização: Terça, 24 Junho 2025 14:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

O cursinho pré-vestibular Pré-Uni – ofertado pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec/UFLA), em parceria com a Prefeitura de Lavras há 21 anos – acaba de ser aprovado para integrar a Rede Nacional de Cursinhos Populares (Cpop), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) voltada ao fortalecimento de cursinhos populares em todo o País.  

Por meio de uma chamada pública, 384 cursinhos foram selecionados para receber suporte técnico e financeiro destinado à preparação de estudantes da rede pública, socialmente desfavorecidos, que buscam ingressar no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos matriculados, e com frequência satisfatória no cursinho, receberão uma bolsa de 200 reais para incentivar a permanência em sala de aula. Haverá também suporte técnico e material didático. O Pré-Uni contará com 124 mil reais para investimentos como a contratação de coordenadores e professores por sete meses e apoio para atividades técnicas e administrativas.  

A Cpop foi lançada em março de 2025, regulamentada pelo Decreto nº 12.410/2025. Entre os objetivos da rede, e do suporte oferecido, está o de contribuir para a retomada do interesse do jovem brasileiro pelo Enem, que voltou a crescer em 2023, o que tem reflexos para a ocupação de vagas em cursos de graduação de instituições federais.  Segundo dados divulgados pelo MEC, em 2024, o Enem alcançou mais de 4,3 milhões de inscritos, o que representa um aumento de 9,9%, em comparação a 2023. O avanço foi de mais de 20% em relação a 2022, quando houve 3,4 milhões de inscritos. 

Para o diretor de Difusão de Tecnologia da Proeec, professor Marco Aurélio Carbone Carneiro, a aprovação no edital nacional reforça o compromisso da UFLA e da Prefeitura de Lavras com a inclusão social e educacional. “O Pré-Uni UFLA segue agora com ainda mais força, sendo uma ponte entre a escola pública e o ensino superior, reafirmando que educação de qualidade é um direito de todos”, comenta.

Atualmente, o cursinho é coordenado pela professora do Departamento de Ecologia e Conservação, Instituto de Ciências Naturais (ICN), Mariana Esteves Mansanares. Para ela, o Pré-Uni é mais que um cursinho preparatório: “o projeto se consolidou como uma ação de extensão universitária de caráter social, educativo e transformador, a partir da atuação de uma equipe dedicada, que garante a qualidade das atividades”, diz a professora.

Sobre o cursinho

O Pré-Uni UFLA entrou em funcionamento em 2004, com o propósito de democratizar o acesso ao ensino superior. As turmas são formadas por jovens e adultos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, prioritariamente oriundos da rede pública de ensino, que buscam se preparar para o Enem e demais processos seletivos de instituições públicas e privadas.  Anualmente, é feito processo seletivo para composição das turmas.

As aulas são ministradas a partir do trabalho de uma equipe de 14 educadores, composta por estudantes da graduação e pós-graduação da UFLA, que recebem bolsas financiadas pela própria Universidade. Essa participação permite, inclusive, formação complementar aos universitários e vivência  extensionista. Há, ainda, três professores voluntários e dois servidores municipais que atuam na secretaria do cursinho, garantindo o suporte administrativo necessário.

O cursinho é estruturado para  atender a até cem estudantes por ano, com aulas presenciais no câmpus Lavras, de segunda a sexta-feira, no período noturno. A estrutura curricular do cursinho é planejada para promover o desenvolvimento integral dos estudantes, abrangendo componentes das quatro áreas do conhecimento, oficinas de redação e atividades de  orientação para o projeto de vida.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção