Projeto de extensão da UFLA utiliza xadrez como ferramenta de desenvolvimento social e educativo
Com o objetivo de ir além do jogo de tabuleiro, um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem utilizado o xadrez como ferramenta de transformação social. O “Xadrez Pedagógico” é desenvolvido em parceria com o Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente (Ceacad), vinculado à Secretaria Municipal de Educação, e atende crianças de 9 a 11 anos da rede pública.
O projeto é coordenado pelo docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA) Kleber Tuxen Carneiro Azevedo. A proposta nasceu a partir da própria vivência de Kleber, enxadrista desde a infância e professor de xadrez por 12 anos no estado de São Paulo. Quando ingressou na UFLA, em 2016, viu a oportunidade de transformar essa experiência em ação social. O projeto começou no Colégio Tiradentes e hoje tem como sede o Ceacad, em parceria com o professor Daniel Evangelista Sales, que é egresso do curso de Educação Física da UFLA e atualmente seu orientando de doutorado.
Para Kleber, o diferencial do projeto está em não utilizar o xadrez apenas de forma instrumental, como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico, mas também como meio para a construção de virtudes, habilidades sociais e o desenvolvimento de competências diversas. “Os saberes que o brincar de xadrez oferece são levados para além do jogo em si. Para nós, importa menos as consequências do jogo e mais os saberes que ele oportuniza”, menciona o docente.
Com encontros semanais de uma hora, a metodologia do projeto alia ludicidade e estratégia. As atividades começam na quadra, com brincadeiras que simulam os movimentos das peças, facilitando a compreensão e a transição para o tabuleiro. Segundo o coordenador, essa abordagem lúdica tem possibilitado avanços importantes, inclusive para alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou dificuldades de abstração.
Para os participantes, o projeto tem sido uma porta de entrada para novas descobertas. A aluna Giovana Souza conta que, antes, não tinha contato com o jogo. “Eu não conhecia o xadrez e achava que não era tão interessante. Mas agora eu gosto muito de jogar”, relata, destacando a mudança de percepção proporcionada pela experiência.
Daniel destaca que o xadrez tem potencial para estimular reflexões que ultrapassam o jogo. Ele compartilha o relato de uma aluna, que afirmou: “O xadrez parece que copia a vida, porque agora precisamos pensar no que vamos fazer para que isso não afete o outro”. Para o professor, essa percepção reforça o valor do projeto. “Essa transportação do xadrez para a vida, é algo muito bacana. De pensar suas ações, pensar em como isso reflete na sociedade. Então, para além do aprendizado do xadrez, que é a nossa maior conquista, ainda temos ganhos sociais, com a formação de cidadãos mais conscientes”, destaca.
A equipe atuante no “Xadrez Pedagógico” tem expectativa de expandir a ação para outras escolas do Município de Lavras. Para que isso ocorra, é necessário planejamento e a preparação de educadores. “A gente só consegue crescer se formarmos pessoas que compreendam a lógica do projeto e reconheçam o brincar como condição primária da iniciativa,” destaca o professor Kleber. O objetivo é ampliar com responsabilidade, mantendo a proposta de usar o xadrez como instrumento de formação educativa e cidadã.
Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para saber mais sobre o projeto:


