Alunos de escola municipal visitam estúdios da Comunicação da UFLA
Na tarde de quarta-feira (10/7), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu a visita de mais de 70 alunos do 4º ano da Escola Municipal Umbelina Azevedo Avellar. Acompanhados por professores, os estudantes participaram de uma atividade promovida por integrantes da Diretoria de Comunicação (Dcom), com o objetivo de aproximar os alunos da comunicação institucional e despertar o interesse pela ciência.
Durante a visita, os estudantes conheceram de perto os espaços e equipamentos utilizados na produção de conteúdos institucionais da UFLA. Guiados por membros da equipe da Diretoria de Comunicação, os alunos passaram pelo estúdio de gravação, onde são produzidos vídeos, podcasts e outros materiais audiovisuais, além de aprenderem como as informações da Universidade são organizadas e divulgadas.
A ação integra um projeto institucional de Comunicação Pública da Ciência da UFLA, que promove, entre outras atividades, o quadro "Prosinhas na Ciência", desenvolvido pela Diretoria de Comunicação da UFLA, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O quadro é direcionado ao público infantil e apresenta respostas às curiosidades científicas feitas pelas próprias crianças, por meio de explicações claras e criativas de professores da Universidade.
A equipe do "Prosinhas na Ciência" exibiu episódios que responderam a perguntas como “De onde vem a água” e “Por que o lagarto consegue subir no telhado?” As reações curiosas e entusiasmadas reforçaram o objetivo do projeto em tornar a ciência acessível, divertida e parte do dia a dia das crianças. Além disso, elas fizeram novas perguntas, que serão abordadas em episódios futuros.
Para a professora Lídia Karla Pereira Bueno, da Escola Municipal Umbelina Azevedo Avellar de Lavras, a visita foi uma oportunidade única de aprendizado para os estudantes. “A visita foi muito importante porque permitiu que os alunos compreendessem, na prática, como as notícias são criadas e divulgadas. Esse contato direto com o ambiente profissional valoriza o trabalho jornalístico e reforça a importância de escrever com clareza e responsabilidade”, ressaltou.
A iniciativa visa a fortalecer o vínculo das crianças com o conhecimento científico, mostrando que a ciência pode ser divertida e presente na rotina diária, contribuindo para a formação de futuros cidadãos mais conscientes e interessados pelo tema.


