Estudantes da E.E. Firmino Costa participam de exposição colaborativa no Museu Bi Moreira
Na manhã do dia 8/8, cerca de 90 estudantes da Escola Estadual Firmino Costa, em Lavras/MG, participaram de uma exposição colaborativa no Museu Bi Moreira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). As obras, produzidas individualmente ou em grupos de até cinco pessoas, foram releituras de pinturas famosas realizadas pelos próprios alunos. O evento celebrou o encerramento de um trabalho desenvolvido ao longo do ano nas aulas de Artes da Escola.
Os artistas são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Em um primeiro momento, que aconteceu na escola, os estudantes aprenderam sobre a história da arte, conheceram obras e artistas e refletiram sobre suas próprias realidades e possíveis motivações artísticas. Em seguida, passaram à parte prática, que resultou nos trabalhos expostos no Museu. Na visita, também estiveram presentes duas professoras, e o transporte até o câmpus foi disponibilizado pela UFLA.
A professora de Artes da E.E. Firmino Costa Estela Aparecida Oliveira Vieira, que acompanhou todo o processo, destacou a importância de enxergar o museu como um ambiente não escolar, e que a Universidade é pública e para todos. “Conhecer esse espaço e ter a possibilidade de, no futuro, cursarem uma universidade é muito significativo. Além disso, é possível perceber a alegria no rosto de cada um, a felicidade deles ao se verem aqui no museu, sua sociabilização. Isso é muito valioso”, comenta.
Para a estudante do 2º ano do Ensino Médio Sofia de Morais Argeu, que se inspirou na pintura “Abraço”, de Romero Britto, a iniciativa foi uma forma inovadora de aproximar esses jovens da arte. “É muito importante para nós ver nossa obra exposta em um lugar grande como a UFLA. Acredito que todos os alunos deveriam ter essa experiência, e que as escolas pudessem abordar mais esse lado artístico com a gente”, comenta.
Essa é a 4ª exposição promovida pelo museu em parceria com instituições de ensino da cidade e com projetos de extensão da própria Universidade. O Museu Bi Moreira está em processo de requalificação e se mantém parcialmente aberto. Essas exposições colaborativas são uma forma de manter o espaço funcionando, mesmo que o público não tenha acesso direto a todo acervo do museu.
“Nesse ponto, o museu também atinge sua função social, pois estamos sempre relacionados com a comunidade que constrói, faz a nossa história e a nossa memória. O museu também é o espaço do novo, do contemporâneo, além de ser educativo e um importante órgão de extensão e cultura”, comenta a museóloga do Museu Bi Moreira Patrícia Muniz Mendes.
Interessados em realizar uma exposição colaborativa no Museu Bi Moreira podem entrar em contato pelo telefone (35) 3829-1205 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para mais informações.


