SIEGEP e SInEGEPE reúnem pesquisadores, gestores e empresários para debater gestão pública, empreendedorismo e inovação
Teve início nesta segunda-feira (25/8), no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA), o VI Seminário de Inovação, Empreendedorismo e Gestão Pública (SIEGEP) e do VIII Simpósio Nacional de Educação e Gestão Empreendedora (SInEGEPE). Os eventos fazem parte das comemorações pelos 50 anos do curso de graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração.
Cerca de 380 participantes se inscreveram para a programação, que tem como tema central: “Empreendedorismo, inovação e gestão pública: a inteligência artificial transforma tempos de inflexão e escassez de recursos?”. De acordo com os organizadores, o objetivo é promover a integração entre pesquisadores, estudantes e profissionais, estimulando o debate qualificado, a troca de saberes e o fortalecimento da produção científica nas áreas de Administração, Administração Pública, Inovação e Empreendedorismo.
“O SIEGEP é um evento idealizado na UFLA e que chega à sua sexta edição, com foco na discussão sobre inovação e empreendedorismo no setor público. Contamos com a parceria da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), que realiza de forma itinerante o Simpósio Nacional de Educação e Gestão Empreendedora (SInEGEPE).O encontro representa uma oportunidade, dentro da Universidade, de debater a inovação e o empreendedorismo voltados tanto para o setor público quanto para a gestão de micro e pequenas empresas. É um espaço de diálogo que contempla empresários da cidade, pesquisadores da área de inovação e empreendedorismo, além de promover a conexão entre os diferentes atores que fomentam o ecossistema de inovação em Lavras e região, explica a professora e coordenadora geral dos eventos, Daniela Meirelles Andrade, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA).
Reforçando o papel da Universidade na articulação do ecossistema de inovação e empreendedorismo da região, e na promoção do desenvolvimento sustentável por meio da ciência, da tecnologia e da cooperação entre atores públicos, privados e sociais, esteve presente à solenidade o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Lucas Mendes de Faria Rosa Soares. Segundo ele, “precisamos aproximar mais o setor produtivo da academia, sem sombra de dúvidas, mas também é fundamental que os gestores públicos se aproximem da área de inovação e empreendedorismo. Isso é essencial para que compreendam melhor as dores do setor produtivo e atuem de forma mais conectada. Eventos como este têm ainda mais relevância quando reúnem esses diferentes atores em um espaço comum, voltado a refletir sobre os problemas e, conjuntamente, propor soluções”.
A presidente da Anegepe, Rose Mary Lopes, destacou a forma como o SIEGEP e o SInEGEPE se complementam ao promover debates sobre empreendedorismo, inovação e gestão pública, com atenção especial às micro e pequenas empresas. Segundo ela, esses empreendimentos constituem a base da economia em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo numerosos e necessitando de apoio para inovar, ampliar sua atuação para além do mercado local e, em alguns casos, alcançar o cenário internacional. “Essa discussão dentro da Universidade é fantástica”, afirmou.
Já o reitor em exercício da UFLA, professor Jackson Antônio Barbosa, destacou a relevância das micro e pequenas empresas na região e ressaltou o papel visionário da Universidade no estímulo à inovação. “O processo de inovação na UFLA teve início há 117 anos e, desde então, vem evoluindo e transmitindo para a sociedade tudo o que é desenvolvido em tecnologia, inovação e gestão pública em nossa instituição. Participar de um evento que envolve toda a nossa comunidade acadêmica e os docentes dos cursos de Administração e Administração Pública é extremamente gratificante para nós e para a sociedade”, afirmou.
Como representante do setor público, a prefeita municipal de Lavras Jussara Menicucci prestigiou a abertura das atividades. “Esse evento vem coroar de êxito um momento importante, principalmente para Lavras, onde agora temos o projeto Cidades Inovadoras. Então precisamos da academia, da sociedade civil e dos municípios para que funcione bem esse ecossistema, que é uma gestão colaborativa da academia, sociedade civil e o poder público”.
A programação do evento reúne uma série de atividades voltadas à troca de conhecimento e ao fortalecimento do ecossistema de inovação. Estão previstas oficinas em Grupos Temáticos (GTs), com debates e apresentações de pesquisas sobre inovação, empreendedorismo e setor público. O público também poderá acompanhar palestras de especialistas, que trarão reflexões sobre inteligência artificial, transformação digital, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. A programação inclui ainda espaços de integração e networking, favorecendo a aproximação entre pesquisadores, instituições e profissionais.
Confira as fotos da abertura oficial do evento.


