Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Programa Institucional de Música

Recitais do Coral e da Orquestra de Cordas da UFLA encantam na Semana de Ciência, Esporte, Cultura e Arte da UFLA

Escrito por Karina Mascarenhas | Publicado: Sexta, 05 Setembro 2025 11:39 | Última Atualização: Sexta, 05 Setembro 2025 11:41
Gentileza solicitar descrição da imagem

O Centro de Cultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA)  promoveu dois dias de apresentações especiais para a comunidade nesta Semana de Ciência, Esporte, Cultura e Arte que celebra os 117 anos da Instituição. Na quarta-feira (3/9), o Coral Vozes do Campus, o Canto das Nascentes, o Vozes do Entardecer e o Coral Infantil da UFLA performaram por uma hora para uma plateia cheia. O repertório reuniu cantigas populares infantis brasileiras e canções da música popular, como ‘Atirei o pau no gato', ‘Tiro ao Álvaro’ e “Água de Beber”.

Os corais fazem parte do Programa Institucional de Música, coordenado pelo maestro Daniel Paes de Barros. O Coral Vozes do Câmpus, com 20 integrantes, foi criado ainda na época da antiga Esal e mantém a tradição com um repertório voltado à música popular brasileira. O Canto das Nascentes, formado em 2017, reúne cerca de 30 jovens e adultos. Já o Coral Infantil da UFLA, criado em 2023, conta com 10 crianças entre 5 e 10 anos, ampliando a participação dos pequenos no universo musical. Em 2024, foi iniciado o Vozes do Entardecer, que hoje reúne 8 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Atualmente, o programa conta com 12 bolsistas membros da comunidade universitária.

A professora do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), Luciana Lopes, mãe de Bento, integrante do Coral Infantil, conta que a iniciativa de participar partiu do próprio filho. “Ele está no coral há um ano. Assim que entrou, logo trouxe mais dois coleguinhas. Nós adoramos, porque além do contato com a arte e com a música, há também a questão da disciplina e do empenho. Percebemos o quanto ele se dedica para melhorar. É um ganho muito amplo: de convivência, de estar com pessoas de diferentes idades, e ainda tem o maestro, que sempre apresenta a história da música e do autor. O Bento aprende aqui, leva para casa e acaba ensinando pra gente também.”

Integrante do Coral Canto das Nascentes desde 2021, Maria Edmeia Machado Borges conta que cresceu em um ambiente fortemente ligado à cultura. “Eu canto porque gosto, mas também porque trago essa herança de família. Meu pai era multi-instrumentista, dançarino e diretor de teatro. Cresci com ensaios acontecendo em casa e tento manter viva essa veia cultural. Depois que me aposentei, encontrei essa turma aqui na UFLA e hoje eles são todos meus amigos.”

O ponto alto da noite de quarta-feira (3/9) foi o encontro de todos os corais, que se uniram na execução da obra “A primeira missa e o papagaio”. De caráter erudito, a peça é inspirada em textos e sonoridades que recriam, em forma musical, o ambiente cultural e religioso do período das grandes navegações. Segundo o maestro Daniel, a escolha teve como objetivo proporcionar ao público uma experiência sonora próxima à do Renascimento português, época que florescia quando os navegadores chegavam às terras brasileiras. Para ele, reunir todos os corais no mesmo palco vai além do simples entrosamento musical. “Isso oferece aos mais jovens referências vocais de técnica, treino, experiência e repertório. Sobretudo, expõe as crianças a obras às quais talvez não teriam acesso. Também fortalece o senso de comunidade: juntos, eles conversam, trocam experiências e compreendem melhor o que significa fazer parte de um grupo. Temos famílias inteiras que participam, e isso gera um momento de convivência muito importante. Além disso, o impacto visual e auditivo emociona o público, causando um efeito extremamente positivo — destacou o maestro.

Na quinta-feira (4/9), foi a vez da Orquestra de Cordas da UFLA subir ao palco para um recital marcado por interpretações instrumentais que emocionaram o público. Com violinos, violas, violoncelos e contrabaixos acústicos, seus 25 integrantes criaram uma atmosfera de sensibilidade e encantamento, preenchendo o espaço com sonoridades clássicas e vibrantes de Georg Phillip Teleman, Mark Williams, Claudio Santoro, Richard Meyer e Beatles. Para Jefferson Marques Pereira, estudante do 6º período do Bacharelado em Educação Física da UFLA, cada apresentação da Orquestra de Cordas é acompanhada por grande expectativa. Ele iniciou os estudos de violino ainda no ensino médio, na Escola Estadual Cristiano de Souza, e integrou o projeto Música por Todos os Cantos. “Toda apresentação dá um certo nervosismo, mas é uma emoção muito grande. É muito bom participar do projeto, e meus familiares me acompanham na maioria das vezes”, contou Jefferson.

UFLA de Portas Abertas

Na próxima quarta-feira (10/9), o Programa Institucional de Música da UFLA participará do 8º UFLA de Portas Abertas com uma programação especial. Integrantes do coral e da orquestra estarão na sala 03 do Pavilhão 3, das 9h às 15h30, promovendo mini concertos didáticos. As atividades incluirão explicações sobre o funcionamento de um coral, apresentação dos instrumentos da orquestra e, sobretudo, a oportunidade para que os estudantes tenham contato direto com os instrumentos musicais.

Clique na imagem abaixo e confira as fotos dos dois dias de apresentações.

orquestra

 

Texto e Fotos: Karina Mascarenhas e Laís Naves

 

Assunto(s): 117 anos , coral , orquestra , Cultura , música , arte
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção