UFLA nas Escolas aproxima universidade de estudantes do ensino médio em São Sebastião do Paraíso
Nos dias 1º, 2 e 3 de setembro, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou mais uma edição do Projeto UFLA nas Escolas, desta vez em São Sebastião do Paraíso. A iniciativa buscou apresentar aos estudantes do ensino médio as formas de ingresso na Universidade, oportunidades de formação, pesquisa, extensão e vida universitária, fortalecendo o diálogo entre a instituição e a comunidade escolar.
Ao longo dos três dias, a equipe da UFLA visitou quatro escolas estaduais da cidade, alcançando aproximadamente 1.800 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do ensino médio das escolas estaduais: Clóvis Salgado, Comendadora Ana Cândida de Figueiredo, Benedito Ferreira Calafiori e Paula Frassinetti. Nesses encontros, professores e estudantes da Universidade compartilharam informações sobre cursos de graduação, programas de apoio estudantil e possibilidades de carreira, além de responderem a dúvidas sobre a preparação para o ingresso no ensino superior.
Participação em evento regional
No dia 2 de setembro, a equipe da UFLA também participou do 3º Encontro de Estudantes de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI), promovido pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de São Sebastião do Paraíso. O evento reuniu cerca de 1.000 participantes, de 12 escolas estaduais de nove municípios da região. O evento contou com estudantes e profissionais da educação, e a presença de docentes e discentes do Câmpus Paraíso, que apresentaram experiências e perspectivas sobre a formação acadêmica e profissional. O encontro foi realizado no Salão Nobre – Expoita, em Itamogi – MG.
Sobre essa participação, o professor Eduardo César Silva (Ictin/UFLA) pontuou que a oportunidade para a divulgação dos cursos oferecidos pelo Câmpus Paraíso é muito importante, por se tratar de um câmpus jovem e ainda desconhecido para muitos estudantes da região. “Participar dessas ações amplia a oportunidade de conversar com jovens da região que sonham com um curso superior e profissionais da rede pública de ensino. Essas oportunidades são excelentes para a divulgação do câmpus”.
Projeto integrado
O UFLA nas Escolas é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape), com a participação da Coordenadoria de Processos Seletivos da Pró-Reitoria de Graduação (Cops/Prograd) e, nesta edição, teve a parceria com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin). A proposta é levar informações sobre a vida acadêmica aos estudantes do ensino médio, ampliando o acesso ao ensino superior e incentivando a continuidade dos estudos.
Para o Coordenador de Apoio à Gestão da Prape, Warlley Ferreira Sahb, o projeto UFLA nas Escolas tem entre seus objetivos tornar o Câmpus Paraíso mais conhecido na sua região de abrangência, ampliando as oportunidades de acesso ao ensino superior público e gratuito. “Tivemos a oportunidade de apresentar a excelência da UFLA, os cursos oferecidos no Câmpus Paraíso e em Lavras, as oportunidades de permanência estudantil e também tiramos as dúvidas dos estudantes”, pontuou.
Percepção semelhante ao coordenador de Extensão e Cultura do Câmpus Paraíso, professor Dione Andrade Lar (Ictin), que destacou a oportunidade como valiosa para apresentar as áreas de ingresso para os cursos de Engenharia (BICT) e as opções do Câmpus - Engenharias Elétrica, de Produção e de Software. Também foram apresnetadas as atividades dos núcleos de estudos e projetos de extensão. “Essa participação contribuiu para compartilhar experiências acadêmicas e aproximar os estudantes da realidade universitária”, destacou.




