4ª edição da Feira de Trocas da UFLA foi realizada na Casa da Cultura
A Casa da Cultura de Lavras foi palco da 4ª edição da Feira de Trocas, um projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Estudos Transdisciplinares (Letra), do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAEUFLA). Em 30/8, o evento reuniu estudantes, professores e moradores da região, promovendo um espaço de convivência e solidariedade mútua, além de incentivar práticas de consumo mais conscientes e sustentáveis.
Com o tema “Salvar o clima é cultivar o futuro”, a programação contou com roda de conversa, atração cultural e diversas oportunidades de trocas solidárias. No encontro, participaram um representante da Defesa Civil, as organizadoras do projeto Brechó Itinerante e o empreendedor ambiental Evaldo Garcia, que compartilharam contribuições sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis.
O espaço do evento foi preenchido por uma variedade de itens e serviços, incluindo roupas, calçados, livros, plantas, artigos de decoração, utensílios domésticos, serviços de beleza, aparelhos eletrônicos e até aulas particulares. A
dinâmica é prática: cada participante leva algo em bom estado ou oferece um serviço e, em troca, pode escolher algo que outra pessoa disponibilizou. Dessa forma, o que não tem mais utilidade para alguém pode ser aproveitado por outra pessoa, fortalecendo a economia solidária e promovendo o cuidado com o meio ambiente.
Segundo os organizadores, a iniciativa tem se consolidado como uma importante ponte entre a universidade e a comunidade. O objetivo central é estimular práticas de consumo consciente e ambientalmente sustentáveis, incentivando a circulação de objetos e serviços, sem a utilização de dinheiro.


