Primavera dos Museus na UFLA: programação vai até sexta-feira (26/9)
Na segunda-feira (22/9) começou a 19ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema de 2025 é “Museus e mudanças climáticas” e a Universidade Federal de Lavras (UFLA) participa da iniciativa há 10 anos. Na UFLA, o evento é organizado pelos museus de História Natural e Bi Moreira com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Ambiental (PPGECA). A programação é variada e conta com mais de 40 atividades espalhadas pela semana.
No primeiro dia de evento, o Museu de História Natural recebeu os alunos do Ceacad (Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente) para uma visita guiada e para uma mostra de cinema com temática ambiental. Na Casa da Magia, ocorreu um minicurso sobre “História e Filosofia da Ciência através do uso de modelos didáticos”. Além disso, começou a exposição “Biodiversidade e Arte” no Museu Bi Moreira, que vai ficar aberta até dia 3 de outubro.
As ações foram planejadas para alcançar diversos públicos: alunos da educação básica das redes municipal e estadual, estudantes de graduação e pós-graduação da UFLA, bem como a população de Lavras em geral. O intuito é fazer com que a comunidade seja incluída nos espaços de educação da universidade e, assim, promover discussões, principalmente sobre o tema “mudanças climáticas”.
De acordo com o professor Antônio Fernandes Nascimento Júnior, um dos responsáveis pela organização do evento, o museu tem participação notável na divulgação científica. “O museu e o PPGECA são irmãos, porque o museu oferece possibilidades interessantes para a formação de professores e para práticas pedagógicas, assim como para divulgação científica, em especial na perspectiva de letramento científico. O que estamos desenvolvendo aqui essa semana é uma atividade conjunta dessas frentes.” comenta.
Um dos responsáveis pelo Museu de História Natural, José Melo, também destaca o papel dos museus no debate climático. “Com a escolha do tema "Mudanças Climáticas", a Primavera dos Museus deste ano pretende promover a conscientização e o debate sobre o papel dos museus no enfrentamento da crise climática, incentivando a preservação do patrimônio cultural, natural e científico inspirando ações de sustentabilidade e responsabilidade crítica diante dos desafios ambientais de nosso tempo. Esperamos aqui em Lavras envolver a comunidade escolar nas diferentes atividades que planejamos, seja nos minicursos voltados para formação de professores seja nas mostra de filmes, exposições e visitas guiadas voltadas para popularização e divulgação científica.”
As atividades da Primavera dos Museus vão até sexta-feira (26/9), confira as programações e as fotos do primeiro dia do evento abaixo.
Programação Museu de História Natural


