Sombras ao meio-dia e céus do início da noite: UFLA disponibiliza material de apoio para observações
Entre o equinócio de setembro e o chamado “dia sem sombra”, fenômenos astronômicos simples podem ser acompanhados a olho nu: a forma como o Sol aparece ao meio-dia e o desenho das constelações no início da noite. Para incentivar escolas e comunidades a observarem esses momentos e compreenderem melhor o movimento de translação da Terra com eixo inclinado, professores da Universidade Federal de Lavras (UFLA) elaboraram um material de apoio com roteiros, ilustrações e sugestões de atividades.
O destaque do conteúdo está nos dias previstos para o “dia sem sombra”, quando, ao meio-dia solar, objetos verticais praticamente não projetam sombra:
- 29 de setembro de 2025 – São Luís (MA): dia sem sombra. Em Lavras e Nepomuceno (MG), ainda haverá sombra.
- 27 de novembro de 2025 – Lavras e Nepomuceno (MG): dia sem sombra. Em São Luís (MA), as sombras já terão retornado.
Um detalhe curioso é que a sombra em São Luís no dia 27/11 terá praticamente o mesmo tamanho da sombra em Lavras/Nepomuceno no dia 29/9 — como se as cidades “trocassem” de sombras.
O documento, intitulado “Do equinócio ao dia sem sombra”, reúne orientações simples para serem aplicadas em sala de aula, pátios e espaços abertos. Ele também traz figuras geradas pelo software Stellarium, que ajudam a identificar as constelações no céu do início da noite.
O material está disponível em: Do equinócio ao dia sem sombra.
A proposta é que professoras, estudantes e famílias possam, de forma autônoma, vivenciar a experiência de acompanhar o movimento do Sol e registrar suas próprias observações. O material foi elaborado pelos docentes José Nogales e Karen Luz, do Departamento de Física da UFLA, no âmbito do projeto Festa das Estrelas.


