UFLA participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com programação em Lavras, Ijaci e Ribeirão Vermelho
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) estará presente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, promovendo uma série de atividades voltadas à divulgação científica, à inovação e ao diálogo entre universidade e sociedade. A programação inclui a realização da Feira de Engenharia e Tecnologia de Lavras, exposições de entidades estudantis em Lavras e municípios vizinhos, além do encerramento do Projeto EducomCiência.
Programação
- 3/10 (sexta-feira) – Feira de Engenharia e Tecnologia de Lavras | 13h30 | Local: SELT
Fase de aquecimento - a Feira é uma iniciativa pioneira que busca estimular a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo entre jovens estudantes e educadores da educação básica e técnica do sul de Minas Gerais. O evento pretende consolidar Lavras como um polo regional de divulgação científica e tecnológica, promovendo a interação, o aprendizado e a valorização da ciência e da engenharia nacional. - 22/10 (quarta-feira) – Exposição das Entidades da UFLA em Ribeirão Vermelho | das 10h às 15h, na na Estação Ferroviária.
- 23/10 (quinta-feira) – Cerimônia de Encerramento do Projeto EducomCiência | 18h30 | Local: Anfiteatro do prédio das Pró-Reitorias (avenida Sul, câmpus Lavras).
Confirmação de presença até 14/10 pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. - 24/10 (sexta-feira) – Exposição das Entidades da UFLA em Ijaci | das 10h às 15h, na Praça Prefeito Elias Antônio Filho (praça central).
- 26/10 (domingo) – Exposição das Entidades da UFLA em Lavras | das 8h às 13h, na praça Dr. Augusto Silva.
- 20/10 a 31/10 - Exposição "Abraço Azul: Cuidar é Preservar" - Museu Bi Moreira
A SNCT é o maior movimento de popularização da ciência no Brasil, promovido anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os recursos para as ações desenvolvidas pela UFLA foram oriundos do MCTI, no âmbito do Programa Nacional de Popularização da Ciência (Pop Ciência), e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A participação da UFLA nesse movimento é tradicional e reafirma o compromisso da Universidade em aproximar a sociedade do conhecimento científico, valorizando a educação, a inovação e a integração com comunidades locais e regionais. Nesta edição, a SNCT tem a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Praeec), com a liderança do professor Marco Aurélio Carbone Carneiro, diretor de Difusão de Tecnologia (DDTec).


