Clube do Livro da UFLA incentiva leitura entre jovens participantes do Programa BIC Júnior e amplia horizontes no ensino médio
O Clube do Livro, projeto de extensão da Universidade Federal de Lavras (UFLA), reúne estudantes do Programa BIC Júnior em encontros destinados à discussão de obras literárias. Criado em 2024, o projeto tem como principal objetivo incentivar a leitura, ampliar a interpretação e preparar os jovens para o ingresso no ensino superior.
Os encontros seguem uma metodologia específica: os estudantes indicam livros, bolsistas de graduação selecionam obras adequadas à faixa etária e elaboram roteiros com trechos e perguntas para guiar os debates. Além de estimular a leitura, as atividades promovem a socialização e a troca de experiências entre os participantes de escolas de Lavras (MG).
“Esperamos que, ao final do projeto, os estudantes ampliem sua capacidade de interpretação e comunicação, beneficiando tanto a vida acadêmica quanto pessoal. Afinal, quando eles leem o livro, temos todo o benefício da leitura. Entretanto, quando criamos um grupo de discussão para conversar sobre esse livro, temos muitos outros ganhos”, comenta a coordenadora do projeto e do Programa BIC Júnior/UFLA, professora Luciana Lopes Silva Pereira.
Os próprios jovens já relatam mudanças significativas. Para Kamily Torres Honorato, estudante do Colégio Tiradentes da PMMG e participante do BIC Júnior, participar do Clube do Livro é uma experiência única. “O projeto nos ajuda a desenvolver um melhor senso crítico e, ao mesmo tempo, nos une a diferentes pessoas. Além disso, nos dá espaço para ouvir a opinião dos outros, que, mesmo diferentes da nossa, nos ajudam a desenvolver a nossa própria”, diz.
Com encontros que combinam leitura, diálogo e convivência, o Clube do Livro se consolida como um espaço de aprendizado e crescimento. Além da professora Luciana, o projeto é coordenado pelo professor da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA), Chrystian Araújo Pereira, e pelo professor do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), Paulo Ricardo Silva. A iniciativa conta, ainda, com a participação ativa dos bolsistas de graduação Guilherme Marciano Pereira (estudante de Ciências Biológicas), Kamilly Vitória Rodrigues de Abreu (estudante de Medicina Veterinária) e Thaís Andrade Santana (estudante de Química).
Assista ao vídeo do UFLA na Comunidade para saber mais sobre o projeto:


