UFLA integra Jornada Ada Lovelace e incentiva meninas a explorarem a ciência e a tecnologia
No sábado (4/10), 18 estudantes da Escola Estadual Dr. João Batista Hermeto tiveram um dia especial na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Elas participaram da Quarta Jornada Latino-Americana de Oficinas STEM para Meninas – Ada Lovelace Day, iniciativa internacional que busca despertar o interesse de estudantes de 10 a 12 anos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e fortalecer a representatividade feminina na ciência. A proposta é oferecer um ambiente acolhedor, criativo e inspirador para que meninas possam vislumbrar caminhos acadêmicos e profissionais nas áreas científicas e tecnológicas.
As atividades foram realizadas no Laboratório de Ensino de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (ICET/UFLA), com início às 9h. Esta foi a segunda participação da Universidade na J
ornada, que reúne instituições de diversos países em ações simultâneas.
Ao longo do evento, as participantes vivenciaram oficinas lúdicas e acessíveis que envolveram conceitos de lógica, estatística, programação e experimentação científica. Todas as atividades foram conduzidas por professoras, pesquisadoras e estudantes voluntárias, que atuaram como referências inspiradoras para as meninas, aproximando-as das trajetórias acadêmicas e profissionais nas áreas STEM. A oficina contou também com um momento síncrono de integração entre sedes nacionais e internacionais, promovendo o intercâmbio de experiências entre meninas de diferentes países.
Ações internacionais e expansão no Brasil
Criada na Universidade de Buenos Aires (UBA), a Jornada Ada Lovelace é coordenada pela Faculdade de Ciências Exatas e Naturais e por institutos parceiros. No Brasil, a iniciativa vem sendo articulada pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC), que assumiu papel central na tradução e adaptação dos materiais para o português, na mobilização das instituições participantes e na expansão do projeto no País. Em 2025, a SBMAC apoiou a realização de oficinas em 32 sedes, quase o dobro comparado a 2024, demonstrando o alcance do evento no cenário nacional.
A organização local da Jornada na UFLA envolve docentes do Departamento de Matemática e Matemática Aplicada, Departamento de Estatística, Departamento de Computação Aplicada e Departamento de Ensino de Ciências Físicas e Matemáticas.
A professora Evelise Roman Corbalan Góis Freire (ICET/UFLA) destacou a relevância da ação: “É um prazer imenso receber as meninas aqui, em uma ação que busca reduzir a desigualdade de gênero nas ciências exatas, junto com as outras 85 sedes em toda a América Latina. É a segunda edição na UFLA e hoje reforçamos a ideia de que as meninas podem escolher qualquer formação, sempre com atenção à inclusão”, enfatizou.
Mais informações sobre a iniciativa internacional podem ser acessadas no site oficial: https://adalovelace.net.ar/


